- 22 de outubro de 2024
 - Posted by: Grupo IBES
 - Category: Notícias
 
		Qual é o propósito dos Indicadores-chave (KPIs) de desempenho em saúde?
Considere dados que podem ser coletados de forma realista e Indicadores de Estrutura, Processo e Resultado
Indicadores-chave de desempenho (KPIs) em saúde são elementos específicos e mensuráveis da prática que podem ser usados para avaliar a qualidade e a segurança do atendimento. O propósito dos KPIs de saúde inclui:
- Indicação do que está acontecendo.
 - Ajuda a monitorar as principais áreas do serviço e como elas estão se saindo.
 - Indica áreas que exigem mais acompanhamento.
 - Ferramenta para a alta gerência e chefes de departamento.
 
Sugestões práticas para selecionar KPIs
Ao selecionar KPIs, considerar os seguintes critérios:
- Importância do problema
 - Confiabilidade e Facilidade na coleta de dados
 - Segurança do usuário do serviço
 - Potencial de melhoria
 - Controlabilidade pelo sistema/profissionais de saúde
 
Leia mais: Gestão de Indicadores: essencial para a melhoria contínua das organizações de saúde
Adicionalmente, considere medidas em vários domínios. A seguir estão algumas considerações práticas adicionais para definir KPIs:
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- Considere os Padrões/Regulamentos aplicáveis para identificar indicadores relevantes que podem ser usados para construir uma estrutura de KPIs, por exemplo, temas ligados à governança corporativa ou experiência do paciente.
 - Identifique KPIs relacionados a cuidados diretos e indiretos (por exemplo, governança clínica, suprimentos, segurança do paciente, efetividade dos protocolos gerenciados, etc.).
 - Considere as áreas essenciais para o serviço que está sendo fornecido (por exemplo, no serviço de transporte médico, tempos de resposta).
 - Considere áreas de alto risco (por exemplo, serviço de triagem, gerenciamento de resultados de diagnóstico).
 - Considere áreas que têm sido motivo de preocupação recentemente – por exemplo, reclamações, descobertas de auditoria, relatórios de incidentes, etc.
 - Considere dados que podem ser coletados de forma realista.
 - Considere indicadores de Estrutura, Processo e Resultado.
 
 
Exemplos de KPIs
- Taxa/Índice de quedas
 - Taxa/Índice de quedas com danos
 - Taxa/Índice de reclamações
 - Taxa/Índice de incidentes
 - Taxa/Índice de erros de medicação
 - % de colaboradores que receberam vacinação contra gripe
 - % de rotatividade de funcionários
 - Número de reuniões de gestão realizadas conforme cronograma
 - Número de manutenções preventivas realizadas conforme cronograma
 
Definindo os parâmetros para cada KPIs
Ao desenvolver KPIs de saúde, é importante garantir que eles sejam claramente definidos e tenham todos os parâmetros relativos, incluindo, mas não se limitando a:
- Título dos KPIs: inclua o título exato do KPI, por exemplo, “Taxa/Índice de quedas”.
 - Descrição dos KPIs: forneça uma descrição do KPI, incluindo uma descrição da população-alvo.
 - Justificativa dos KPIs: descreva o motivo para medir este KPI.
 - Meta de KPIs (se apropriado): indique a meta para o KPI, por exemplo, “Melhoria contínua”.
 - Cálculo de KPIs – Numerador e denominador: descreva como o KPI deve ser calculado, seja um número inteiro ou %.
 - Fonte de dados: detalhe a fonte dos dados necessários, por exemplo, relatórios de incidentes que relatam uma queda.
 - Frequência de coleta: especifique com que frequência os dados devem ser coletados e relatados. Deve ser diário/semanal/mensal/trimestral/bianual/anual)
 - Responsabilidade pela coleta de dados: detalhe a pessoa responsável pela coleta dos dados.
 - Relatório para: detalhe a pessoa ou grupo ao qual os dados são relatados, que tem a responsabilidade de analisar e interrogar os dados. Por exemplo, a equipe de gestão sênior.
 
Apresentação e análise de dados de KPIs de assistência
Os dados de KPIs devem ser exibidos em um gráfico para que você possa visualizar a tendência ao longo do tempo. Ao preparar o gráfico, é importante incluir o período de tempo e a medida numérica/porcentual.
Ao analisar e interrogar os dados, certifique-se de que isso seja concluído pelos indivíduos ou grupos relevantes regularmente. Garanta que tempo suficiente seja alocado e que sejam consideradas as mudanças nos dados, as tendências nos dados e quaisquer resultados incomuns.
Fonte da imagem: Envato
				
