- 22 de fevereiro de 2020
 - Posted by: Grupo IBES
 - Category: Notícias
 
		O desempenho dos serviços pode melhorar com o mapeamento de processos?
O mapeamento de processos é uma ferramenta poderosa e fundamental para documentar as etapas de um processo – de forma geral ou detalhada. Esta prática permite:
- Identificar problemas
 
- Desenvolver soluções
 - Avaliar a eficácia dessas soluções
 - Promover o trabalho multidisciplinar
 
Há duas formas de realizar esse mapeamento:
- Mapeamento Empírico: observação das experiências cotidianas, despido de preconceitos.
 
- Mapeamento Convencional: discussão com toda a equipe sobre as percepções individuais para identificar os principais problemas.
 
Antes de iniciar esse processo, é necessário se certificar que as seguintes práticas já estão em vigor na instituição:
- Existência de uma equipe de linha de frente.
 - Envolvimento de toda a equipe no mapeamento.
 
Com essas diretrizes, os benefícios do mapeamento indicam:
- Maior transparência dos processos institucionais.
 - Identificação dos problemas e o nível de gravidade/emergência de cada um deles.
 - Reflexão dos profissionais sobre seu papel no cuidado e sobre quais áreas podem ser aprimoradas.
 - Visão panorâmica sobre o serviço prestado.
 - Feedbacks: entendimento do paciente sobre sua experiência.
 - Engajamento dos profissionais e pacientes.
 
Para que a melhoria dos resultados seja percebida, demanda tempo e, portanto, é preciso que esse mapeamento de processos seja uma atividade regular e contínua.

Diretores, Gestores, analistas da qualidade, médicos, enfermeiros, administradores, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, biomédicos e demais profissionais da área da s
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