[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

O risco de uma mulher para o desenvolvimento de depressão pós-parto (DPP) pode estar relacionado a um biomarcador específico.
 
O estudo, publicado em julho na Frontiers in Genetics, descobriu que um biomarcador no sangue pode determinar se uma mulher tem uma propensão para a DPP. Pesquisadores da Universidade de Illinois, em Chicago, e da Universidade de Virginia, trabalharam com uma equipe internacional de especialistas de modo a avaliar a ocitocina como biomarcador. A ocitocina é associada ao humor positivo, interação mãe-bebê saudável e menor estresse.

 
DPP

“Podemos melhorar muito o resultado desta desordem com a identificação de marcadores biológicos, ou não, que podem identificar as mulheres que podem estar em risco para o seu desenvolvimento. Sabemos que as mulheres que sofreram depressão antes da gravidez têm um risco maior de desenvolver depressão no pós-parto “, disse o autor sênior do estudo Jessica Connelly, PhD, da Universidade de Virginia. “No entanto, as mulheres que nunca experimentaram depressão também desenvolvem depressão pós-parto. Estes marcadores que identificamos podem ajudar a identificar a DPP com antecedência.”
 
Para mães com níveis mais baixos de oxitocina, o risco de depressão pós-parto é aumentado, de acordo com o estudo. Os pesquisadores descobriram uma ligação entre os marcadores que têm um impacto sobre o gene que regula a produção de oxitocina.
 
“A depressão é especialmente prejudicial no primeiro ano após o nascimento, quando o afeto e a sensibilidade da mãe para o seu bebê molda o nível de envolvimento emocional, e, posteriormente, impactos na trajetória de desenvolvimento da criança”, os autores do estudo concluíram. “Assim, a identificação de susceptibilidade genética e epigenética à depressão durante a gravidez pode ser um elemento-chave para uma abordagem multidisciplinar para reduzir o desenvolvimento de DPP e, portanto, o sequelas adversas da depressão.”
 
 
Leia mais: http://www.ibes.med.br/sociedade-brasileira-de-pediatria-programa-de-reanimacao-neonatal-divulga-novas-diretrizes/
 
Fonte: nurse.com