07/12: Dia do Cirurgião Plástico

Hoje comemora-se o Dia do Cirurgião Plástico! A data faz menção a fundação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) em 1948 e trata-se de um dia para enfatizar a importância destes profissionais no cenário atual.

Segundo um estudo publicado pela entidade neste ano, a quantidade de pessoas submetidas a procedimentos plásticos aumentou entre 2014 e 2018, sendo que as intervenções reconstrutoras cresceram 23% enquanto as intervenções puramente estéticas cresceram 8%.

A pesquisa também apontou os procedimentos mais procurados e obteve como resultado para as cirurgias estéticas:

  • Implante de silicone nos seios;
  • Lipoaspiração;
  • Abdominoplastia.

 

E para as cirurgias reconstrutoras:

  • Correção de traços do câncer de pele;
  • Pós-bariátrica (retirada da pele em excesso);
  • Reconstrução mamária.

 

Os números evidenciam o papel dos cirurgiões plásticos na saúde e bem-estar da população. As operações que estes profissionais desenvolvem mudam a forma ou aparência de uma parte do corpo do paciente, fazendo com que eles recuperem sua auto estima.

 

Descubra também: 7 perguntas sobre o Checklist de Segurança Cirúrgica da OMS

 

Dessa forma, os cidadãos que os procuram passam pelos seguintes processos:

  • Consultas: onde o cirurgião se comunica com o paciente a fim de entender o resultado desejado e explicar os riscos e efeitos colaterais que podem estar envolvidos.
  • Preparação cirúrgica: onde o cirurgião realiza alguns exames para checar a viabilidade e efetividade do procedimento naquele paciente.
  • Cirurgia plástica: onde o cirurgião, de acordo com sua especialidade, irá realizar o procedimento cirúrgico.
  • Acompanhamento: onde o cirurgião assegura, após a cirurgia, o não surgimento de infecções ou o tratamento delas caso ocorram. Trata-se de garantir que os objetivos estabelecidos nas consultas sejam atendidos.

 

Assim como qualquer intervenção cirúrgica, estes são profissionais preparados para lidar com imprevistos, capacitados para encaminhar o melhor procedimento e garantidores da segurança do paciente.

Parabéns a todos os cirurgiões plásticos pela data e trabalho desenvolvido!

 

Nossos cursos são baseados nas melhores evidências científicas, trazendo aos nossos alunos informações de qualidade, sempre atualizadas! Garanta a sua inscrição nos Cursos do IBES em 2019! Conheça toda a programação em www.ibes.med.br

 

Neste episódio, Aléxia Costa comenta um estudo sobre a relevância da supervisão clínica de profissionais da saúde, na segurança do paciente:

 

Referência:

Maureen Malone. What Does a Plastic Surgeon Do?. Chron. 2018.

Vand Vieira. Cresce o número de cirurgias plásticas no Brasil. Abril Mídia. 2018.



Deixe um comentário