Resolução do Cofen normatiza a atuação da equipe de enfermagem no procedimento de Aspiração de Vias Aéreas - IBESIBES
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

aspiração vias aereasO Cofen através da RESOLUÇÃO COFEN Nº 0557/2017 aprovou no âmbito da Equipe de Enfermagem, o procedimento de Aspiração de Vias Aéreas.

Segundo a norma o procedimento pode ser executado por profissionais de enfermagem nas seguintes condições:

  1. Os pacientes graves, submetidos a intubação orotraqueal ou traqueostomia, em unidades de emergência, de internação intensiva, semi intensivas ou intermediárias, ou demais unidades da assistência, deverão ter suas vias aéreas privativamente aspiradas por profissional Enfermeiro, conforme dispõe a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem.
  2. Os pacientes atendidos em Unidades de Emergência, Salas de Estabilização de Emergência, ou demais unidades da assistência, considerados graves, mesmo que não estando em respiração artificial, deverão ser aspirados pelo profissional Enfermeiro, exceto em situação de emergência, conforme dispõe a Lei do Exercício Profissional de Enfermagem e Código de Ética do Profissional de Enfermagem – CEPE.
  3. Os pacientes em unidades de repouso/observação, unidades de internação e em atendimento domiciliar, considerados não graves, poderão ter esse procedimento realizado por Técnico de Enfermagem, desde que avaliado e prescrito pelo Enfermeiro, como parte integrante do Processo de Enfermagem.
  4. Os pacientes crônicos, em uso de traqueostomia de longa permanência ou definitiva em ambiente hospitalar, de forma ambulatorial ou atendimento domiciliar, poderão ter suas vias aéreas aspirada pelo Técnico de Enfermagem, desde que devidamente avaliado e prescrito pelo Enfermeiro, como parte integrante do Processo de Enfermagem.

Nas hipóteses dos números 3 e 4, deverá ser instituído protocolo institucional prevendo a observação de sinais e sintomas do padrão respiratório durante o procedimento, para comunicação imediata ao Enfermeiro.

Confira a resolução completa clicando aqui

 

Leia também

Cinco novas tecnologias são integradas ao SUS pelo CONITEC

Novo medicamento para pacientes com Microcefalia é incorporado ao SUS

Quais são os medicamentos potencialmente inadequados para idosos?

Por determinação da ANS, 41 planos de saúde terão a venda suspensa