Protocolo PrEP para prevenção de HIV é disponibilizado em versão digital

Você sabe o que é PrEP? A Profilaxia Pré-Exposição, ou PrEP, consiste no uso de antirretrovirais (ARV) orais para reduzir o risco de adquirir a infecção pelo HIV e se insere como uma estratégia adicional de prevenção disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de reduzir a transmissão do HIV e contribuir para o alcance das metas relacionadas ao fim da epidemia.

A pílula, um combinado dos medicamentos tenofovir e o entricitabina, é oferecida pelo SUS com o objetivo de que funcione como uma barreira para o HIV antes da pessoa ter contato com o vírus. O medicamento, é uma dose única diária, mesmo que não haja suspeita de exposição.

O efeito protetivo se inicia após 20 dias de uso diário e só tem atua com sucesso em pessoas que não tem o vírus. Quem já tem o vírus, não deve tomar a PrEP, porque o esquema para tratar é diferente do esquema para a profilaxia.

 

Confira mais notícias
O que é reconciliação medicamentosa e quais são os 08 passos críticos na implementação?
Parecer permite o uso de Whatsapp em ambiente hospitalar
Qual a maior dificuldade na hora de gerir processos na área da saúde? – Por Christian Hart
Tecnovigilância: ANVISA publica 3 alertas de riscos sobre equipamentos e produtos

 

Por enquanto o PrEP só é ofertada a pessoas vulneráveis ao risco de Infecção pelo HIV que são os homens que fazem sexo com homens (HSH), gays, população trans, trabalhadores e trabalhadoras do sexo e casais sorodiferentes (quando um já tem o vírus e o outro não). Além disso, este não é o único critério que será utilizado pelo Ministério da Saúde: os profissionais de saúde vão prescrever a PrEP para pessoas que tenham uma maior chance de entrar em contato com o HIV, principalmente por não usarem preservativos nas relações sexuais.

Mas, vale lembrar que o PrEP não substitui o uso de preservativos, que previnem também contra outras doenças sexualmente transmissíveis.

O Ministério da Saúde disponibilizou uma versão digital do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de Risco à Infecção pelo HIV. Faça o Download para entender mais.

Banner_v5-Map-Geren-processos