O que aconteceu no curso de Mapeamento e Gerenciamento de Processos hoje?

Nesta segunda-feira, ocorreu em São Paulo o curso de Mapeamento e Gerenciamento de Processos do IBES, ministrado pelo nosso Diretor de Projetos e Novos Negócios, Christian Hart.

Promovendo a reflexão dos profissionais da saúde por meio de analogias, exemplificações e atividade prática, Christian explica: “Os participantes saíram do curso hoje sabendo:

 

  • Mapear processos por ferramentas simples e complexas;
  • Criar times de melhoria a fim de propor melhorias em cima destes mapeamentos;
  • Gerenciar os processos institucionais.”

 

Objetivos devidamente atingidos na opinião da enfermeira de TI, Marina Santos, a qual realizou o curso por indicação dos colegas de trabalho e afirma “Foi fundamental para esclarecer dúvidas sobre o tema”, visto que a palestra aborda tópicos como:

  • Conceitos sobre mapeamento de processos;
  • Diferenças entre processo e resultado;
  • Etapas, hierarquias e tipos de processo;
  • Ferramentas e tipos de mapeamento/avaliação de processos.

 

Michele Vivaldini, responsável pelo setor de enfermagem no Hospital de Oncologia de Rio Preto, reitera a clareza e detalhamento da aula, complementando: “Com o conhecimento destas novas ferramentas de monitoramento, eu quero auxiliar a minha instituição a avançar para o nível 2 no processo de Acreditação”.

A busca pela melhoria contínua na saúde também motivou a enfermeira Ana Paula Pedroso a se inscrever neste curso. “O universo da Acreditação está crescendo. Assim, vim para me especializar nesta área visando meu crescimento profissional”, conta.

 

Leia também: Mapear processos pode melhorar o desempenho dos serviços

 

Concomitantemente, Amanda de Souza, administradora do Laboratório Martins Pinto de Maceió, mencionou a importância prática dos fundamentos da ONA para construir um cuidado mais efetivo e garante: “O curso foi ótimo, uma vez que demonstra como aplicar o mapeamento no dia a dia e a longo prazo”.

A administradora se disse tão satisfeita com a aula que já pretende retornar a capital paulista no dia 3 de dezembro para o curso de Formação de Auditores Internos em Instituições de Saúde do IBES.

O curso de Mapeamento e Gerenciamento de Processos é destinado a qualquer profissional de saúde que se interessa pela:

  • Melhoria contínua;
  • Qualidade;
  • Segurança do paciente e colaboradores;
  • Aumento da produtividade;
  • Aumento da satisfação de todos os agentes envolvidos no cuidado.

 

Rosângela Ferreira, responsável pela análise de informações gerenciais no Hospital Sírio Libanês, comenta a intenção em indicar o curso aos colegas e justifica: “O professor é extremamente didático e o grupo muito heterogêneo, o que permite uma boa troca de informação”.

Para Christian Hart, este compartilhamento é fundamental e acrescenta: “Apesar da área de saúde ser um tipo de negócio bastante pessoal, se nós aplicarmos a teoria de gestão de processos para trabalhar, com certeza conseguiremos aproveitar melhor os domínios individuais e entregar um melhor resultado para o cliente”. Garantindo, portanto, o cumprimento do objetivo central do cuidado à saúde: promover o bem estar da população.

 

Caso o leitor tenha interesse neste curso, mas não conseguiu atender a ele hoje, ainda é possível encontrá-lo no formato in company! Para mais informações, contatar [email protected]

 

Confira também o canal no Youtube! Neste episódio, Aléxia Costa explica o que é gerenciamento de risco e o principais pontos para aplicá-lo em unidades de saúde.



Deixe uma resposta