Nova tecnologia do Banco de Olhos de Sorocaba revoluciona o atendimento aos pacientes com catarata

A catarata é uma doença que provoca a opacificação do cristalino, que é a lente natural do olho. Dentre outros causadores, o principal é o envelhecimento natural, por isto é tão comum que pessoas idosas precisem recorrer à cirurgia.

Uma nova técnica começa a ajudar nas cirurgias de catarata em Sorocaba (SP). Antes de surgir o laser, era utilizado um bisturi para fazer os cortes no olho, uma pinça para rasgar uma parte da catarata e depois ainda era utilizado um aparelho de ultrassom para só então implantar uma lente dentro do olho para corrigir o grau residual que ficava. Com o laser, a catarata pode ser quebrada e retirada dos olhos com mais segurança.

O centro cirúrgico do Hospital Oftalmológico de Sorocaba (HOS), maior centro de oftalmologia da América Latina. É uma instituição de referência em ensino e pesquisas que mais investe em novas tecnologias e também é a instituição que mais faz cirurgias de catarata no país, atendendo uma média de 760 casos por mês.

cirurgia de catarata

Em 2014 o HOS adquiriu o LensX, permitindo aos cirurgiões que realizassem procedimentos mais precisos, com acompanhamento em tempo real, o que já representou um enorme avanço no atendimento aos pacientes com catarata. Já em 2019, o HOS faz a aquisição do equipamento ORA System with VerifEye+ Technology, que permite ao cirurgião conferir em tempo real, com exatidão, o grau da lente intraocular e qual a posição que ela será implantada durante a cirurgia de catarata, orientando nas tomadas de decisões mais precisas e melhorando o resultado final para o paciente.

Dr. Fernando Cresta
Dr. Fernando Cresta

Dr. Fernando Cresta, médico oftalmologista e chefe do setor de catarata do HOS, explica que a nova tecnologia apresenta uma série de vantagens, tanto para o médico cirurgião, quanto para o paciente. “Uma das grandes novidades é um recurso que permite aferir, em tempo real, a aberrometria intraoperatória, isto é, o grau de refração do olho, que é o que determina o modelo de lentes dos óculos e também o grau da lente implantada durante a cirurgia de catarata”

O equipamento com tecnologia de ponta está sendo usado por todo paciente que necessite, independentemente se é proveniente do SUS, convênios, clínica popular do BOS ou particular. “Essa é uma das bandeiras defendidas por nós. Proporcionar atendimento de ponta a toda pessoa, sem distinção, por isso sempre estamos atualizando nossos equipamentos e tecnologias”, conclui Dr. Fernando.

 

 

 

Curso de Formação de Avaliadores - Brasília/DFQuer aprofundar seus conhecimentos no Sistema Brasileiro de Acreditação? Confira o Curso de Formação de Avaliadores e fique por dentro das normas da ONA (Organização Nacional de Acreditação) e do funcionamento do IBES como uma Instituição Acreditadora.



3 Comentários

Deixe uma resposta