[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Para 26% da população, o médico é o profissional de maior confiança e credibilidade e 94% percebem que há problemas que interferem na qualidade do trabalho do médico.

Pesquisa realizada pelo Datafolha, encomendada pelo CFM – Conselho Federal de Medicina, apontou a percepção dos brasileiros sobre a confiança e credibilidade em profissionais e instituições. O objetivo da pesquisa é conhecer a opinião dos brasileiros sobre: o grau de confiança e credibilidade em diferentes categorias profissionais e/ou instituições.

Os médicos ficaram em 1º lugar e foram citados por 26% dos brasileiros, seguido pelos professores (24%) e Bombeiros (15%). A colocação não mudou quando perguntado sobre as instituições e atividades de maior confiança e credibilidade, Medicina e Educação foram os primeiros colocados com 19% e Corpo de bombeiros ocupou o 2º Lugar com 15%.

 

CFM publica cartilha sobre contratos entre médicos e operadoras
CFM reafirma impedimento médico em revelar dados de prontuário
ANVISA e OPAS firmam parceria para regulação de dispositivo médicos

 

A pesquisa foi além e identificou a opinião dos entrevistados sobre a qualidade do trabalho dos médicos. Para 94% da população são perceptível problemas que interferem na qualidade do trabalho. Dentre estes problemas o mais citado foi as condições precárias de trabalho ao qual os médicos são submetidos (41%). Baixos salários (33%), Corrupção na Saúde pública (33%) e Má gestão da saúde pública (28%) também foram abordados como os problemas que mais interferem na qualidade de trabalho do médico.

Para a população prejudicam o trabalho do médico a falta de acesso a exames e tratamentos complexos, falta de fiscalização do governo, falta de clínicas e hospitais para atendimento e poucos leitos para internação no SUS.

Confira a pesquisa completa clicando aqui