Jovens diagnosticados com diabetes têm 325% mais chances de tentar suicídio

Com base em dados de mais de 1 milhão de jovens nascidos em Quebec, os pesquisadores descobriram que o diagnóstico de diabetes está associado ao aumento das chances de ser diagnosticado com um distúrbio de humor como a depressão. Também está associado a maiores chances de ser internado em um hospital por tentativa de suicídio, de acordo com o relatório da Diabetes Care.

Entre as idades de 15 e 25 anos, adolescentes e adultos jovens com diabetes têm 325% mais chances de tentar suicídio do que seus colegas da mesma idade e 133% mais chances de sofrer de um distúrbio de humor, disse a Dra. Marie-Eve Robinson, endocrinologista pediátrica do Hospital Infantil do leste de Ontário, em Ottawa, Canadá, que liderou o estudo.

Pesquisas anteriores exploraram os riscos de distúrbios psiquiátricos em indivíduos com e sem diabetes tipo 1, Robinson e seus colegas escrevem no Diabetes Care, mas os riscos durante a transição da adolescência para a vida adulta não foram avaliados.

Os adultos jovens tendem a perceber o pediatra como mais centrado na família e menos formal em comparação com os prestadores de cuidados de adultos, e isso às vezes pode dificultar a transição.

O diabetes tipo 1, anteriormente conhecido como diabetes juvenil, ocorre quando o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina; a doença geralmente surge na infância ou adolescência. A diabetes tipo 2, a forma mais comum da doença, está associada ao envelhecimento e ao excesso de peso e ocorre quando o corpo se torna menos sensível à insulina.

Os jovens com diabetes tipo 1 também devem assumir total responsabilidade pelo gerenciamento do diabetes, disse Robinson, que inclui injetar insulina várias vezes ao dia, monitorar a glicose e prestar muita atenção à dieta e atividade física.

Com diabetes, os jovens também tinham um risco 29% maior de serem diagnosticados com algum distúrbio psiquiátrico. No entanto, não houve diferenças entre os grupos nos diagnósticos de esquizofrenia.

Mesmo sem o diagnóstico de diabetes, atualmente há muita ansiedade e depressão na população adolescente, disse o Dr. Anastassios G. Pittas, co-diretor do Diabetes and Lipid Center, no Tufts Medical Center, em Boston.

FONTE:
Reuters
Risk of Psychiatric Disorders and Suicide Attempts in Emerging Adults With Diabetes. MarieEve Robinson, Marc Simard, Isabelle Larocque, Jai Shah, Meranda Nakhla, Elham Rahme. Diabetes Care Dec 2019, dc191487

 

 

Como estruturar um escritório de experiência do paciente



Deixe uma resposta