Cai o número de casos e mortes por HIV no Brasil - IBESIBES
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

diminuição-hiv

Números apresentados na última sexta-feira mostram redução de 5,2% dos casos entre 2015 e 2016

O Brasil registrou um redução no número de novos casos e mortes por HIV. A publicação indica que em 2016 a taxa de detecção de casos de aids foi de 18,5 casos por 100 mil habitantes – uma redução de 5,2% em relação a 2015, quando era registrado 19,5 casos. Já a mortalidade, observa-se uma queda de 7,2%, a partir de 2014, quando foi ampliado o acesso ao tratamento para todos, passando de 5,7 óbitos por 100 mil habitantes para 5,2 óbitos, em 2016.

Confira aqui a apresentação (PDF)

A publicação revelou o perfil dos portadores da AIDS no Brasil. Há uma tendência de aumento entre homens e diminuição entre as mulheres. A faixa etária de 15 a 19 anos quase triplicou. Também registraram aumento no número de pessoas de 20 a 24 anos e entre idosos acima de 60 anos.

 

Leia também: Medicamento como prevenção para HIV será incorporado no SUS

 

Outra notícia boa foi a eliminação da transmissão vertical (de mãe para filho) do HIV em Curitiba e a queda em todos o país de 34% na taxa de detecção de HIV/aids em menores de 5 anos.

Dados do Ministério da Saúde, divulgados na semana passada, mostraram que das 830 mil pessoas que viviam com HIV no país, 84% já estão diagnosticadas; que 72% destas estavam em tratamento antirretroviral; e que, destas, 91% já tinham carga viral indetectável.

 

Leia também: Participe da Consulta Pública sobre Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP)

Ações de prevenção

Além de distribuir gratuitamente preservativos, o Ministério da Saúde oferta tratamento pós-exposição ao HIV, a chamada PEP.

A partir de dezembro, as populações com maior vulnerabilidade à infecção terão acesso ao tratamento pré-exposição (PrEP).

 

Leia também: Protocolo PrEP para prevenção de HIV é disponibilizado em versão digital

 

Vamos relembrar mais um vídeo do Canal de Excelência em Saúde ? No vídeo CEES #168 – QualiTips #009 Afinal, o que é cuidado centrado no paciente?, Aléxia Costa comenta os principais pontos para a execução perfeita do “cuidado centrado no paciente”, assista!

Já temos cursos programados para 2018. Inscreva-se no próximo Curso de Atualização Técnico-Científica sobre o Manual ONA OPSS versão 2018!!!

Atualização-ManualONA-Site

Por Agência Saúde