Análise de óbitos pode diminuir mortalidade, afirma estudo

Uma pesquisa realizada pela Australian Health Review em 2017 concluiu que a análise de mortalidade e morbidade pelas instituições de saúde pode reduzir a taxa de mortalidade nas instituições.

A estrutura e sistemática de análise dos óbitos que ocorrem nas instituições de saúde têm formatos e estruturas variáveis. Contudo, a ideia é que todos os membros da Comissão de análise de óbitos apresentem uma visão colaborativa, sistemática, transparente e investigativa sobre os casos, sem preconceitos ou julgamentos, a fim de melhorar o processo em sua totalidade.

 

QUERO ME INSCREVER NO II FÓRUM DE PRÁTICAS DE EXCELÊNCIA EM SEGURANÇA DO PACIENTE E II ENCONTRO DA GERAÇÃO DE EXCELÊNCIA

 

Para alcançar esse objetivo, segundo os autores, é preciso que a análise de mortalidade e morbidade apresente os seguintes tópicos:

  1. Identificação dos eventos que apresentam resultados negativos ao paciente
  2. Promoção de discussões sobre os eventos adversos identificados
  3. Identificação e disseminação da informação e insights provenientes da experiência sobre o cuidado ao paciente
  4. Reforço da responsabilidade em promover um cuidado de alta qualidade
  5. Criação de um fórum no qual os médicos e outros profissionais de saúde reconheçam e tratem as razões que causaram esses erros

 

LEIA MAIS em: Comissão de Revisão de Óbitos torna-se obrigatória

 

É importante que os profissionais da saúde debatam sobre esses dados identificados, a fim de compreender quais são os pontos a serem mudados e trabalhar para uma reeducação prática, melhorando a performance clínica nos casos de mortalidade ou morbidade.

Quer saber outras formas de melhorar o atendimento ao paciente? Participe do II Fórum Práticas de Excelência para a Segurança do Paciente, nos dias 20 e 21 de julho em São Paulo!
Vagas limitadas em: www.foruminternacionalibes.com.br

 

 

Confira o Canal de Excelência em Saúde!

Nesse episódio Aléxia Costa comenta um estudo publicado na revista JAMA, sobre sete procedimentos cirúrgicos que impactam na mortalidade dos pacientes.

 

 

Participe do próximo XVIII Curso de Formação de Avaliadores IBES | Metodologia SBA/ONA

Inscreva-se já!

 

Referência:
Australian Health Review. Informing best practice for conducting morbidity and mortality reviews: a literature review. 2017.