08/11: Dia Mundial da Qualidade

Desde 1990 comemora-se, na segunda quinta-feira do mês de novembro, o Dia Mundial da Qualidade. A data foi implementada pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) a fim de conscientizar a população sobre a importância de promover a qualidade e abordar as formas de o fazer dentro das instituições.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a qualidade do cuidado como “serviços de cuidado à saúde que buscam oferecer, ao máximo, os resultados esperados aos indivíduos e à população”. Para alcançar este patamar, as instituições de saúde precisam ser:

  • Seguras: prevenindo/reduzindo riscos e danos aos usuários
  • Efetivas: baseando-se em conhecimento científico/evidências
  • Pontuais: reduzindo atrasos no processo
  • Eficientes: otimizando o uso dos recursos disponíveis e evitando perdas
  • Equitativas: sem diferenciações por gênero, raça, etnia, localização ou status socioeconômico
  • Centradas nas pessoas: considerando as preferências e vontades individuais e da comunidade.

 

Leia também: Quem são os 5 pioneiros na história da melhoria da qualidade na saúde

 

De forma resumida, qualidade implica em oferecer o cuidado que o paciente precisa no momento em que ele precisa. O Centers for Medicare e Medicaid Services (EUA) publicou, em 2016, as 6 metas na entrega de um cuidado de qualidade. Alguns tópicos estão alinhados com a própria definição da OMS sobre o tema:

  1. Fazer com que o cuidado seja seguro, reduzindo danos assistenciais;
  2. Fortalecer o engajamento do paciente e familiares como parceiros do cuidado;
  3. Promover uma comunicação e coordenação do cuidado efetivas;
  4. Promover a prevenção e tratamento efetivos de doenças crônicas;
  5. Trabalhar com comunidades para promover as melhores práticas em saúde;
  6. Fazer com que o cuidado seja acessível.

 

Por fim, a qualidade do cuidado assistencial exige um esforço colaborativo envolvendo pacientes, colaboradores, familiares, comunidade e a instituição como um todo. Por isso, é necessário que todos os agentes envolvidos saibam seu papel no processo.

Comemore este importante dia junto aos colaboradores da sua organização de saúde!

 

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Neste episódio, Aléxia Costa aborda algumas questões sobre a importância, necessidade e viabilidade do uso de ferramentas para a melhoria continua da qualidade nos serviços de saúde:

 

Referência:

World Health Organization. What is Quality of Care and why is it important?. 2018.

Elation Health. What exactly does quality mean in the healthcare context?. 2017.

 



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