Ícone do site Grupo IBES

Quais as principais novidades do Novo Manual ONA 2022-2025?

Manual ONA

Quais as principais novidades do Novo Manual ONA 2022-2025?

O que vai acontecer? O que muda? Quando passa a ser válida? Calma, todas essas dúvidas serão tiradas. Você não precisa se preocupar!

Válida a partir de 2022, nova edição do Manual  ONA foi desenvolvida com apoio de 100 profissionais de todo o país.

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) fez o pré-lançamento do novo Manual para Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde (OPSS), edição 2022/2025. A revisão traz novidades como: telemedicina, cuidado domiciliar, atenção primária, entre outros. E conta com mais 100 profissionais de diversas áreas envolvidos para realizar a revisão e atualização do novo Manual. Composto e dividido por um comitê executivo e grupos de trabalhos, de representantes da ONA, cada instituição acreditada, as IACs, avaliadores, especialistas convidados e membros da sociedade de especialistas.

A metodologia de segurança e qualidade da ONA é reconhecida internacionalmente pela Sociedade Internacional para a Qualidade nos Cuidados de Saúde (ISQua). E buscando sempre se atualizar para atender às mudanças do mercado, a ONA passa a incluir novos perfis de serviços de saúde neste Manual. São eles: anatomia patológica, atenção primária e atendimento pré-hospitalar. E também passou a incluir mais subseções, como telemedicina, odontologia, atendimento domiciliar e oftalmologia.

Leia também: Manual de acreditação ONA: o que muda com a revisão da nova versão do manual?

“O Manual OPSS também é submetido à avaliação e à certificação da ISQua (órgão que certifica organismos certificadores) por isso nosso trabalho é minucioso em relação às seções e subseções”, esclarece Gilvane Lolato, gerente da ONA.

Além dos novos conteúdos, haverá novidades no formato de apresentação dos requisitos.

“As dimensões da qualidade e os fundamentos de gestão serão apresentados também de forma ilustrativa, com uso de infográficos e desenhos esquemáticos. Isso facilitará a compreensão dos padrões tanto por parte dos avaliadores quanto das organizações que buscam a acreditação”, completa Gilvane.

O material está disponível para quem quiser adquirir diretamente no site da ONA, com as novidades para mercado para o próximo ano.”Esta revisão foi muito importante para o Sistema Brasileiro de Acreditação, incluindo as orientações e sugestões de evidência que, com certeza, auxiliarão muito as organizações de saúde em seu dia a dia de trabalho”, completa Dr. Péricles Góes da Cruz, Superintendente técnico da ONA.

E o Grupo IBES como você já sabe é a acreditadora em Saúde que mais cresce no Brasil. Mas, mais que especialistas em Acreditação em Saúde, somos especialistas em gerar valor e promover inovação em saúde para uma gestão mais efetiva e melhor experiência do paciente.

E estamos com as inscrições abertas para Curso de Atualização do Manual OPSS ONA Versão 2022, você não pode deixar de se atualizar é extremamente importante que todos os profissionais e gestores da organização saibam o que será exigido, antecipadamente, para poderem adequar às novas exigências dos seus processos.
Então, clique aqui e veja o que o IBES preparou especialmente para você.

Fonte da imagem: Freepik

Sair da versão mobile