[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

A Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) assinaram uma declaração para cooperar conjuntamente no apoio aos países das Américas para alcançar os Objetivos 2030 de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A declaração assinada pelo Secretário-Geral da OEA, Luis Almagro, e pela diretora da OPAS, Carissa F. Etienne, estabelece as áreas de trabalho conjunto, principalmente na equidade, inclusão social e determinantes sociais da saúde, nas quais ambas as organizações têm incidência na região.
Sustainable-Development-3
“Este é um esforço inédito de colaboração institucional na agenda de desenvolvimento que hoje se põe a serviço dos países”, afirmou Almagro. Segundo ele, “a OEA e a OPAS são chamadas a trabalhar com os países membros para construir uma nova arquitetura institucional no sistema interamericano se quisermos alcançar um desenvolvimento verdadeiramente inclusivo com equidade e sustentabilidade”.
A região das Américas é uma das mais desiguais do mundo e a nova Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável enfatiza este desafio.
As duas agências interamericanas decidiram unir esforços, experiência e conhecimento para prestar apoio coordenado aos Estados-Membros à medida que implementam a agenda de desenvolvimento.
“Este esforço conjunto entre OPAS e OEA é uma grande oportunidade para colaborar com os países, em resposta a esta ambiciosa agenda de desenvolvimento e ajudando a reduzir as desigualdades, além de melhorar a saúde, sem deixar ninguém para trás”, explicou Etienne. Outras agências e organizações serão chamadas para estabelecer uma parceria interinstitucional mais ampla.
Entre as atividades a serem realizadas, estão a criação de um Grupo de Trabalho Interagências de Alto Nível composto por representantes das duas organizações para liderar este esforço conjunto. A finalidade é melhorar a coordenação de atividades institucionais em nível nacional, garantir que o processo global de ODS se torne regionalizado e facilitar a cooperação e o intercâmbio de melhores práticas entre os países para que as instituições possam ser reforçadas.
Na Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, realizada em setembro de 2015, os Estados-Membros das Nações Unidas aprovaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que inclui um conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável destinados a acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça e lidar com as mudanças climáticas.
As novas metas globais e a Agenda para o Desenvolvimento Sustentável vão muito além dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e representam uma verdadeira agenda multissetorial, que aborda as causas fundamentais da pobreza e a necessidade universal de desenvolvimento que funcione para todas as pessoas.
Garantir vidas saudáveis e promover o bem-estar em todo o curso de vida é um dos objetivos, que estão relacionados diretamente com a área de trabalho da OPAS. Democracia, direitos humanos, segurança multidimensional e desenvolvimento integrado constituem os quatro pilares da agenda da OEA que são essenciais para alcançar o desenvolvimento sustentável.
 
FONTE: Organização Pan-Americana de Saúde