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O que a Melhoria da Qualidade tem a ver com o Design Thinking?

O Projeto Nacional de Demonstração dos EUA em Melhoria da Qualidade nos Cuidados de Saúde (NDP) reuniu, em 1987, 21 empresas reconhecidas pela excelência em processos de fabricação com 21 organizações de saúde para testar se práticas revolucionárias de melhoria da qualidade (MELHORIA DA QUALIDADE) poderiam ser aplicadas à saúde. A parceria foi bem-sucedida e o NDP foi estendido por mais 3 anos, tornando-se o atual Institute for Healthcare Improvement (IHI). Desde então, os princípios e métodos de MELHORIA DA QUALIDADE se espalharam amplamente pela área da saúde.

Na mesma época em que o NDP estava em andamento, outra revolução silenciosa no pensamento sistêmico estava tomando forma no campo emergente do design centrado no ser humano. Em 1988, Norman escreveu o livro de referência ‘The Design of Everyday Things’, uma explicação de como o design centrado no ser humano – ‘uma abordagem que coloca as necessidades, capacidades e comportamento humanos em primeiro lugar, depois projeta para acomodar essas necessidades, capacidades e formas de comportamento’ — poderia melhorar drasticamente os produtos e serviços.

Métodos de design centrados no ser humano, amplamente conhecidos como design thinking, são agora amplamente utilizados em diversos setores. As empresas que implementaram práticas de design superam seus pares, e organizações líderes como Google, Apple e General Electric usam DESIGN THINKING para criar produtos e serviços de classe mundial.

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Embora a área de saúde tenha investido fortemente na melhoria de sistemas usando MELHORIA DA QUALIDADE, muito menos profissionais da área de saúde estão familiarizados com a metodologia de melhoria de DESIGN THINKING. Existe uma tremenda oportunidade para aprimorar ainda mais os esforços contemporâneos de melhoria da saúde, integrando os métodos de DESIGN THINKING centrados no ser humano que revolucionaram outras indústrias. No entanto, permanece uma lacuna de conhecimento sobre como implementar de forma prática os principais métodos de DESIGN THINKING na prática de MELHORIA DA QUALIDADE.

Os métodos fundamentais de DESIGN THINKING podem se integrar aos esforços de melhoria existentes, fornecendo um ponto de partida para organizações e líderes alavancarem essa abordagem centrada no ser humano e aproveitar as poderosas perspectivas emocionais de ‘usuários’, pacientes, famílias, cuidadores e clínicos equipe que interage com o sistema de saúde. A união dessas duas disciplinas complementares inaugurou uma nova era de MELHORIA DA QUALIDADE centrada no ser humano usando as melhores partes dessas duas poderosas metodologias.

Comparando DESIGN THINKING e MELHORIA DA QUALIDADE

DESIGN THINKING é uma metodologia para resolver problemas complexos. Nesse sentido, é fundamentalmente semelhante a metodologias como Lean e gestão da qualidade total, pois engloba um conjunto de princípios fundamentais aumentados por processos estruturados para alcançar os resultados desejados. Perspectiva em um sistema, gerando insights profundos sobre como os usuários se sentem e agem, identificando necessidades emocionais não atendidas que impulsionam o comportamento e projetando soluções que atendam diretamente a essas necessidades. Além disso, os métodos de DESIGN THINKING promovem o diálogo e a criatividade entre as equipes de maneira poderosa, levando a um melhor alinhamento em torno da contribuição de emoções e comportamentos para problemas de sistemas e gerando soluções centradas no ser humano.

Em suma, os princípios e métodos de DESIGN THINKING são construídos para entender as pessoas, enquanto os princípios e métodos de MELHORIA DA QUALIDADE são construídos para entender o processo. Isso não quer dizer que um é melhor que o outro, apenas que eles diferem em seu foco e pontos fortes. Quando aplicados em conjunto, podem ser complementares e sinérgicos, criando equilíbrio entre os objetivos clínicos e de processo e as emoções humanas, forças que comumente estão em tensão na área da saúde.

Como o DESIGN THINKING funciona junto com a MELHORIA DA QUALIDADE

Os métodos e ferramentas de DESIGN THINKING e MELHORIA DA QUALIDADE compartilham muitas semelhanças e podem ser implementados lado a lado. Em alto nível, ambas as disciplinas têm uma estrutura abrangente que orienta o trabalho de melhoria. Em MELHORIA DA QUALIDADE, este é frequentemente o Modelo para Melhoria (MFI), enquanto em DESIGN THINKING é predominantemente o modelo Double Diamond (DD).

Definir um problema complexo e, em seguida, gerar e testar soluções iterativamente. No MFI, o teste iterativo é suportado por ciclos Plan-Do-Study-Act (PDSA) nos quais um processo é manipulado e observado para melhorias e aprendizado; no DESIGN THINKING, o teste iterativo ocorre nas etapas de solução do modelo DD e é suportado por uma ênfase na prototipagem rápida de soluções com os usuários. As fases de MFI e DD podem ser sobrepostas para criar o método combinado que denominamos ‘MELHORIA DA QUALIDADE centrado no ser humano’.

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Fonte da imagem: Freepik

Fonte da notícia: Crowe B, Gaulton JS, Minor N, et al. To improve quality, leverage design. BMJ Quality & Safety 2022;31:70-74.



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