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Como podemos apoiar uma cultura de auditoria clínica?

Como podemos apoiar uma cultura de auditoria clínica

Como podemos apoiar uma cultura de auditoria clínica?

Uma das principais fases da auditoria clínica é o pós-auditoria: interpretação crítica e desenvolvimento de recomendações para implementação. Deve haver muito cuidado com interpretação dos resultados da auditoria.

Ao resumir os dados de auditoria, é comum cobrir os principais resultados com base nos objetivos:

  • se isso era esperado ou não com base em políticas, procedimentos, protocolos ou literatura atual e por quê;
  • o que podem ser as razões;
  • pontos fortes e fracos da auditoria (por exemplo, taxa de resposta, tempo);
  • qual é o impacto das descobertas sobre a prática ou o pensamento e
  • que mudanças podem ser sugeridas.

Apresente os resultados às principais partes interessadas, peça seu feedback para recomendações, e garanta que elas sejam implementadas por pessoas designadas dentro de um determinado período.

Leia também: Auditoria Clínica: como nasceu a ferramenta e como ela é utilizada atualmente

Escale os resultados para todas as áreas relevantes para maximizar eficiência e impacto. Por exemplo, a disseminação pode ser via relatórios:

  • redigindo novos documentos de política, diretrizes clínicas ou artigos revisados por pares;
  • fazendo reunião com outros departamentos, executivos ou prestadores de serviços de saúde; ou
  • desenvolvendo a educação e pacotes de treinamento.

Finalmente, como podemos melhor apoiar uma cultura de auditoria clínica como parte da prática de rotina?

  • Ter um sistema eficiente e responsivo para revisão rápida e aprovação de propostas de auditoria.
  • Incorporar treinamento de auditoria clínica
  • Estabelecer programas formais com universidades locais para alunos participem de auditorias clínicas ao nível de hospital terciário.
  • Incentivar a equipe e os alunos a realizar auditorias clínicas. Reitere os benefícios, incluindo prática clínica melhorada e melhor cuidado ao paciente, oportunidades de apresentação e publicação, e habilidades de pesquisa aprimoradas.
  • Desenvolver bancos de dados e registros clínicos, para automatizar tanto quanto possível, a capacidade de conduzir e repetir auditorias relevantes.
  • Manter a pesquisa e auditoria como um item regular da agenda para a prática ou reuniões departamentais.
  • Manter uma lista de auditorias anteriores, o ano de realização e adequação para repetir, com futuros tópicos potenciais de interesse, com base em condições comuns ou problemas atuais.
  • Incentivar a apresentação dos resultados da auditoria e buscar informações para recomendações, seus prazos e a lista de pessoas responsáveis por garantir a implementação.

Uma cultura de auditoria clínica regular e melhoria da qualidade contínua sustenta um sistema de saúde forte e seguro. Aprender a metodologia de auditoria clínica básica é alcançável e essencial para todos os médicos e profissionais de saúde.

Fonte da imagem: Freepik

Referências:

• Identificación de pacientes. Soluciones para la seguridad del paciente. Volumen 1, solución 2. Geneva: WHO; 2007.
• National Patient Safety Goals [Internet]. Joint Commission; 2020.
• Patient identification. Safety and quality [Internet]. Australian Commission on safety and quality in health care.
• ECRI Institute. ECRI Institute Patient Safety Organization’s Deep Dive: Patient Identification. Plymouth Meeting, PA, USA. ECRI Institute PSO; 2016.
• Estrategia de Seguridad del Paciente del Sistema Nacional de Salud. Periodo 2015-2020. Madrid: Ministerio de Sanidad, Servicios Sociales e Igualdad; 2016.
• Estrategia para la Seguridad del Paciente Andalucía. Plan estratégico de calidad del Sistema Sanitario Público de Andalucía. Sevilla: Consejería de Salud y Familias; 2019.
• Procedimiento general de identificación de pacientes. Comité operativo para la seguridad del paciente. Consejería de salud; 2009.
• Ley Orgánica 15/1999, de 13 de diciembre, de Protección de Datos de Carácter Personal.

 

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