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A Jornada do Grupo IBES no Terceiro Ciclo de Avaliação da ISQua Organization

Envolvimento dos funcionários e programas internos são apontados pela ISQua como pontos fortes do Grupo IBES

Nesta última semana, o Grupo IBES passou pela Avaliação para a Acreditação da ISQua (International Society for Quality in Healthcare), na sede da empresa, em São Paulo-SP. Este é o terceiro ciclo de certificação da Acreditação ISQua Organization, fazendo com que o IBES seja oficialmente uma Instituição Acreditadora que cumpre os Padrões e Requisitos estabelecidos e cumpridos apenas por empresas de ponta em todo o mundo.

“Como Gerente de Operações do Grupo IBES, expresso minha profunda gratidão aos nossos avaliadores e clientes pela valiosa participação no processo de avaliação da ISQua Organization. Cada contribuição, cada prática compartilhada e cada demonstração de confiança fortalece nossa trajetória de excelência e consolida o IBES como referência em acreditação em saúde. Seguimos juntos, com orgulho e propósito”, afirma a Gerente de Operações do IBES, Arlete Fuente.

Os Avaliadores da ISQua citaram que o maior ponto forte do Grupo IBES é a clara integração de suas Declarações de Visão e Missão em todos os componentes da organização. Esses princípios norteadores são consistentemente refletidos no planejamento estratégico, nas operações diárias e na tomada de decisões. Os funcionários em todos os níveis demonstram forte compreensão e alinhamento com a Visão e a Missão, reforçando uma cultura organizacional unida e proposital.

Também citaram que há o envolvimento significativo dos funcionários no desenvolvimento do Manifesto IBES, que promoveu uma profunda compreensão e senso de propriedade dos valores essenciais da organização. Esses valores são ativamente refletidos nas práticas cotidianas e reforçados por meio de um programa anual de reconhecimento que celebra os funcionários que os demonstram consistentemente em seu trabalho.

Consolidaram que “o Grupo IBES demonstrou compromisso com a governança corporativa. Tanto em 2023 quanto em 2025, o IBES alcançou pontuações de governança que o colocaram na faixa intermediária superior em comparação com empresas de porte similar. Isso reflete um progresso constante e confiável no fortalecimento de suas práticas de governança corporativa”.

 

 

Seguem abaixo os pontos fortes citados pelos Avaliadores:

  • Sistema IBES Digital para compartilhamento interno e externo de conhecimento.
  • Feedback aos funcionários em resposta a pesquisas de clima organizacional.
  • Gestão de fornecedores por meio de revisão e avaliação contínuas.
  • Programa de mentoria (Padrinho e Madrinha) para apoiar novos funcionários.
  • Identificação e gestão proativa de riscos na organização utilizando o FMEA.
  • Abordagem sólida para a melhoria da qualidade com foco no aprendizado contínuo e compromisso com o engajamento de todas as partes interessadas.
  • Distribuição da experiência, do conjunto de habilidades e dos números de Avaliadores por todo o Brasil, diminuindo o custo de logística ao cliente.
  • Forte relacionamento com seu grupo de Avaliadores– interação aberta e solidária com toda a equipe do IBES.
  • Oportunidades de educação e treinamento para Avaliadores novos e experientes / Acreditação ISQua Surveyor Training.
  • Processo robusto para avaliação de desempenho e suporte aos Avaliadores.
  • Programa Mentor para Avaliadores Líderes.
  • Processo robusto e multietapas para avaliar a adequação e o engajamento de novas organizações clientes. Segundo os avaliadores: “As organizações clientes se sentiram bem apoiadas pelo IBES e relataram bons canais de comunicação abertos”.
  • Qualidade dos materiais educacionais disponíveis para as organizações clientes
  • Acesso dos clientes ao Global Training e aos materiais traduzidos do IHI Open School.
  • O Grupo IBES gerencia com eficácia sua avaliação externa, definindo e documentando claramente as responsabilidades pelos resultados da pesquisa, critérios de acreditação e prazos de tomada de decisão. Esses processos são bem compreendidos e aplicados de forma consistente em todos os programas, com o IBES mantendo um histórico impecável de cumprimento de todos os prazos.
  • O Grupo IBES adota uma abordagem proativa para a eficácia operacional, revisando regularmente as funções da equipe de Operações para garantir o alinhamento com as necessidades organizacionais. As responsabilidades são estrategicamente atribuídas com base nos pontos fortes de cada funcionário, melhorando a clareza das funções, o desempenho da equipe e a eficiência geral no processo de acreditação.
  • O Grupo IBES apoia efetivamente suas melhorias operacionais por meio de treinamento direcionado ao cliente e procedimentos padronizados e simplificados, resultando em aprimoramento da comunicação.

Com grande honra, tive a oportunidade de coordenar o processo de avaliação da ISQua Organization junto ao Grupo IBES — uma jornada conduzida com excelência técnica, colaboração intensa e profundo alinhamento aos princípios que orientam nossa missão de transformar a qualidade da saúde no Brasil e na América Latina. Agradeço imensamente a todos que fizeram parte desse marco na história do IBES”, afirma a Superintendente do IBES, Dra. Maria Carolina Moreno.

A Diretoria do Grupo IBES expressa sua mais profunda gratidão a todos os colaboradores, líderes, clientes, avaliadores, educadores e stakeholders que, com excelência, comprometimento e espírito colaborativo, contribuíram para o processo de avaliação da ISQua Organization — uma jornada que reafirma nosso propósito de transformar a qualidade da saúde com integridade, ciência e impacto”, endossa a Diretora Alexia Costa.

 



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