[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

10 Pontos Críticos dos Serviços de Maternidade e Neonatais

Este estudo identificou as 04 áreas que requerem investigação mais aprofundada

Este relatório é um resumo das informações coletadas pelo HSSIB (Health Services Safety Investigations Body) do Reino Unido, durante uma revisão exploratória dos serviços de maternidade e neonatais em 2025, identificando os principais pontos que os sistemas de saúde devem focar esforços.

Essa revisão envolveu reuniões com 17 partes interessadas e uma revisão de 35 questões de segurança e um relatório publicado em 2021 pelo Healthcare Safety Investigation Branch (HSIB), a organização precursora do HSSIB. O exercício exploratório forneceu evidências para fundamentar a direção que quaisquer pesquisas e intervenções futuras nos serviços de maternidade e neonatais.

 

Abordagem da investigação resumida

A revisão exploratória dos serviços de maternidade e neonatais tem a intenção de usar as informações coletadas para subsidiar potenciais áreas de investigação.

Leia também: A acreditação como oportunidade de aprendizado mútuo entre avaliadores e instituições

Esta revisão exploratória identificou as seguintes áreas que requerem investigação mais aprofundada:

  • as estruturas nacionais responsáveis ​​por fornecer orientação e supervisão para os serviços de maternidade
  • os arranjos de governança local para os serviços de maternidade do NHS e sua relação com os órgãos nacionais
  • os padrões e a abordagem das investigações locais quando as coisas dão errado
  • educação, treinamento e padrões profissionais para médicos que prestam serviços de maternidade e neonatais.

 

Resultados

  1. Infraestrutura nacional complexa: Os sistemas de maternidade e neonatais são excessivamente complexos.
  2. Colaboração e compartilhamento de informações entre organizações: Os esforços de colaboração nacional são inconsistentes e variáveis.
  3. Desenvolvimento, supervisão e implementação de recomendações: Existem muitas recomendações, com implementação limitada.
  4. Arranjos de governança local: A governança local dos serviços de maternidade frequentemente opera isoladamente da organização como um todo
  5. Conscientização sobre riscos: Os serviços ainda carecem da capacidade consistente de identificar e responder aos riscos clínicos.
  6. Potencial de aprendizagem em serviços de maternidade e neonatais: Há um potencial limitado para aprender com os danos que ocorrem com mulheres e bebês durante a gravidez, o trabalho de parto e o nascimento.
  7. Danos ao paciente: Os pacientes sofrem danos agravados devido a problemas dentro do sistema de saúde mais amplo, particularmente a forma como as investigações locais são realizadas ou a forma como as reclamações/preocupações são gerenciadas.
  8. Danos à equipe: A equipe também é afetada por estresse e danos cumulativos.
  9. Desigualdades: As disparidades no atendimento e nos resultados persistem devido às desigualdades em saúde.
  10. Treinamento e padrões: Há preocupações sobre os padrões estabelecidos na educação de graduação e pós-graduação e se estes podem ser cumpridos na prática.

 

Fonte da imagem: Envato

Fonte da imagem: Health Services Safety Investigation Body. An exploratory review of maternity and neonatal services. 2025.



Deixe um comentário