A importância das Auditorias Internas para a Segurança do Paciente

A necessidade de se ter um programa de auditorias internas foi novamente incorporada dentro de um dos requisitos do Manual ONA OPSS, na versão 2018: “Estabelece sistemática para a realização de auditorias internas para a melhoria dos processos da organização, apoiando a implantaçao de ações de melhoria”. Este é um requisito de Nível 2 da Subseção 1.2 (Gestão da Qualidade e Segurança) que todas as organizações Acreditadas neste nível (Acreditação Plena) devem cumprir.

 

QUERO ME INSCREVER NO II FÓRUM DE PRÁTICAS DE EXCELÊNCIA EM SEGURANÇA DO PACIENTE E II ENCONTRO DA GERAÇÃO DE EXCELÊNCIA

 

Uma pesquisa realizada pela International Journal for Quality in Health Care em 2018 avaliou o efeito das auditorias internas nos resultados clínicos, cultura de segurança, e clima organizacional no hospital e obteve estes dados, depois da implementação da sistemática:

  • O percentual de pacientes que passavam por pelo menos 1 evento adverso diminuiu de 36.1% para 31.3%.
  • O percentual de pacientes que passavam por pelo menos 1 evento adverso evitável diminuiu de 5.5% para 3.6%.
  • Aumento da segurança do paciente durante a estadia no hospital
  • Aumento na qualidade do cuidado nos hospitais

 

O feedback verbal ou escrito das auditorias realizadas ajuda a melhorar a performance dos colaboradores, encorajando-os a adaptarem suas técnicas às necessidades dos pacientes. Dessa forma, a medida colabora com a prática de Cuidado Centrado no Paciente.

As auditorias internas, comprovadamente, melhoram a experiência do paciente ao garantir sua segurança. E há melhoria, também, do ambiente de trabalho, do engajamento profissional e da satisfação dos colaboradores.

 

Quer conhecer como implementar práticas de Auditoria Interna?

Este é um dos mais de 50 temas de cursos in company oferecidos pelo IBES, de forma flexibilizada às necessidades da sua organização.

Confira nosso Portfólio de Cursos in company em: http://www.ibes.med.br/curso-in-company/

Peça a sua proposta através do e-mail [email protected] .

 

Participe do II Fórum Práticas de Excelência para a  Segurança do Paciente, nos dias 20 e 21 de julho em São Paulo!

Vagas limitadas e inscrições pelo link: www.foruminternacionalibes.com.br

Confira no Canal de Excelência em Saúde!

 

 

Participe do próximo VI Curso de Atualização Técnico-Científica sobre o Manual ONA OPSS Versão 2018

Inscreva-se já!

 

Referência:

International Journal for Quality in Health Care. Effects of patient safety auditing in hospital care: results of a mixed-method evaluation. 2018.