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Sistema Brasileiro de Acreditação ONA

CURSO 3.1: FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES DO SISTEMA BRASILEIRO DE ACREDITAÇÃO – ONA

Carga Horária: 08h

Objetivo: Apresentação Teórica e Prática com o objetivo de capacitar líderes e colaboradores quanto aos conceitos do Sistema Brasileiro de Acreditação – ONA, de acordo com o Manual ONA Versão 2014.

Público Alvo: Gestores, médicos, enfermeiros, administradores e demais profissionais que atuam na liderança e condução de processos hospitalares.

Conteúdo Programático:

  • Acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação);
  • Sistema Brasileiro de Acreditação;
  • MA 1 – Gestão e Liderança;
  • MA 2 – Atenção ao Paciente-Cliente;
  • MA 3 – Diagnóstico e Terapêutica;
  • MA 4 – Apoio Técnico;
  • MA 5 – Abastecimento e Apoio Logístico;
  • Conceito de Liderança em Saúde;
  • Benefícios da Acreditação para o corpo médico e assistencial;
  • Consciência do papel como líder assistencial;
  • Construção de um time de alta performance;
  • Influência;
  • Ferramentas gestão de conflitos x mudança;
  • Gerenciamento de Riscos;
  • Segurança do Paciente;
  • Visão Sistêmica e Gestão Integrada.

 

CURSO 3.2: ATUALIZAÇÃO DO MANUAL DO SISTEMA BRASILEIRO DE ACREDITAÇÃO – ONA –

VERSÃO 2014

Carga Horária: 16h

Objetivo: Abordar os padrões e requisitos para atendimento às seções e subseções do Manual SBA-ONA 2014. Preparar líderes para implantação nos diversos tipos de organizações de saúde.

Público Alvo: Diretores, Gestores da Qualidade, Administradores e demais profissionais de saúde interessados na aplicação da nova versão do Manual SBA-ONA 2014.

Conteúdo Programático:

  • O Sistema Brasileiro de Acreditação;
  • MA 1 – Gestão e Liderança;
  • MA 2 – Atenção ao Paciente-Cliente;
  • MA 3 – Diagnóstico;
  • MA 4 – Apoio Técnico; e
  • MA 5 – Abastecimento e Apoio Logístico

 

CURSO 3.3: QUALIFICAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE: LAVANDERIA, SERVIÇOS DE ESTERILIZAÇÃO, MANIPULAÇÃO DE DROGAS ANTINEOPLÁSICA E DIETOTERAPIA

Carga Horária: 08h

Objetivo: Capacitar o profissional para interpretar e implementar os padrões e requisitos do novo “Manual dos Serviços para a Saúde: Selo de Qualificação de Serviços de Saúde – versão 2015” do Sistema Brasileiro de Acreditação (ONA). Prover a expertise necessária para que contratantes de serviços de saúde possam aprimorar o processo de Qualificação, Avaliação de Desempenho e Contratação de Fornecedores de Serviços em suas instituições.

Público Alvo: Profissionais de saúde, Gestores da Qualidade, Diretores, Líderes e Colaboradores das empresas elegíveis à Qualificação ONA (lavanderias, serviços de esterilização e processamento de materiais médico-hospitalares, serviços de manipulação de quimioterápicos e dietoterapia). Também aplicável à representantes dos hospitais contratantes destes serviços (exemplo: hospitais e clínicas) que desejam aprimorar o processo de Qualificação, Avaliação de Desempenho e Contratação de Fornecedores de Serviços em suas instituições.

Conteúdo Programático:

  • O Sistema Brasileiro de Acreditação / ONA
  • A lógica e o método
  • Fundamentos e Dimensões da Qualidade em Saúde
  • Normas para o processo de Avaliação – NA
  • NA 9 Serviços de Processamento de Roupa
  • NA 10 Serviços de Dietoterapia
  • NA 11 Serviços de Esterilização e Processamento de Materiais
  • NA 12 Serviços de Manipulação
  • MQ1 Gestão e Liderança
  • MQ2 Processamento e Liberação
  • MQ3 Apoio
  • Passo-a-passo para implementação do processo de certificação

 

CURSO 3.4: FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES DO SISTEMA BRASILEIRO DE ACREDITAÇÃO – ONA – ADAPTADO PARA CLÍNICAS/AMBULATÓRIOS

Carga Horária: 08h

Objetivo: Apresentação Teórica e Prática com o objetivo de capacitar líderes e colaboradores quanto aos conceitos do Sistema Brasileiro de Acreditação – ONA, de acordo com o Manual ONA, através da adaptação dos conceitos para clínicas e ambulatórios.

Público Alvo: Gestores, médicos, enfermeiros, administradores e demais profissionais que atuam na liderança e condução de processos hospitalares.

Conteúdo Programático:

  • Acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação);
  • Sistema Brasileiro de Acreditação;
  • MA 1 – Gestão e Liderança;
  • MA 2 – Atenção ao Paciente-Cliente (requisitos aplicáveis para Atendimento Ambulatorial);
  • MA 3 – Diagnóstico e Terapêutica (requisitos aplicáveis para Atendimento Ambulatorial);
  • MA 4 – Apoio Técnico;
  • MA 5 – Abastecimento e Apoio Logístico;
  • Benefícios da Acreditação para o corpo médico e assistencial;
  • Gerenciamento de Riscos;
  • Segurança do Paciente.