Assuntos Diversos Relacionados à Saúde
CURSO 7.1: QUALIDADE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE – APS
Carga Horária: 08 h
Público Alvo: Gestores, analistas da qualidade, médicos, enfermeiros, administradores, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, biomédicos e demais profissionais da área da saúde.
Conteúdo Programático:
PRINCÍPIOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA
- Modelo Assistencial e Atenção Primária à Saúde;
 - Planejamento e Avaliação das Ações de Saúde.
 
PREVENÇÃO
- Prevenção de doenças crônicas;
 - Endemias e epidemias;
 - Doenças sexualmente transmissíveis.
 
REGISTRO CLÍNICO E AMBULATORIAL/ABORDAGEM FAMILIAR
- Abordagem multidisciplinar do Indivíduo, da Família e da Comunidade;
 - Práticas em Atenção Básica à Saúde;
 - Registro clínico e ambulatorial.
 
MEDICINA CENTRADA NA PESSOA /HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO
- Deficiências da medicina centrada na doença;
 - Método clínico centrado na pessoa;
 - Os componentes da medicina centrada na pessoa;
 - Habilidades de comunicação da equipe multiprofissional.
 
CURSO 7.2: GERENCIAMENTO DE PROTOCOLOS ASSISTENCIAIS MULTIPROFISSIONAIS
Carga Horária: 08h
Objetivo: Capacitar os profissionais de saúde para o planejamento, padronização, implantação e monitoramento de protocolos assistenciais para o gerenciamento de patologias de maior prevalência, risco ou custo. Estabelecer o papel da equipe multiprofissional. Apresentar estratégias para implantação de melhorias.
Público Alvo: Gestores, analistas da qualidade, médicos, enfermeiros, administradores, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, biomédicos e demais profissionais da área da saúde.
Conteúdo Programático:
- Conceito de Protocolo e Gerenciamento;
 - Medicina Baseada em Evidências;
 - Por que multiprofissional;
 - Elegibilidade e critérios de exclusão;
 - Marcadores;
 - Indicadores de resultado;
 - Estratégias para envolvimento das equipes; e
 - Ciclo PDSA.
 
CURSO 7.3: GESTÃO DA QUALIDADE EM CENTROS DE PESQUISA CLÍNICA COM FOCO NA IN – 04
Carga Horária: 08h
Objetivo: Abordar os conceitos de Gestão da Qualidade e Indicadores em Pesquisa Clínica. Oferecer uma visão prática da IN-04 e a metodologia para sua aplicação. Discutir as principais fragilidades evidenciadas em estudos clínicos e as barreiras de prevenção para garantir a segurança do paciente.
Público Alvo: Gestores, coordenadores e monitores de pesquisa clínica, analistas da qualidade, médicos, enfermeiros, administradores, farmacêuticos, CRO´s, Patrocinadores, Investigadores e demais profissionais da área da saúde.
Conteúdo Programático:
- GCP/ICH: Boas Práticas Clínicas;
 - Racional para a IN-04;
 - Gestão da Qualidade e Indicadores em Pesquisa;
 - Visão sistêmica e impacto na Acreditação institucional;
 - Segurança das instalações dos Centros de Pesquisa;
 - Sistema de Garantia da Qualidade;
 - Documentação em Pesquisa Clínica: antes, durante e após o estudo clínico;
 - Visão e expectativa do Centros de Pesquisa Clínica, ANVISA, Patrocinadores e mercado; e
 - Procedimentos críticos em Pesquisa Clinica.
 
CURSO 7.4: ACREDITAÇÃO EM SERVIÇOS DE RADIOLOGIA E IMAGEM, MEDICINA NUCLEAR, RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA E RADIOTERAPIA
Carga Horária: 8h
Objetivo: Capacitar o profissional em relação aos requisitos e padrões de segurança em radiodiagnóstico, com foco na Acreditação do serviço e segurança do paciente.
Público Alvo: Gestores, analistas da qualidade, médicos, enfermeiros, administradores, biomédicos, físicos, engenheiros e demais profissionais da área da saúde.
Conteúdo Programático:
- Acreditação em serviços de radiodiagnóstico;
 - Requisitos e Padrões da Acreditação SBA-ONA;
 - Segurança em Radiologia e Tomografia Computadorizada;
 - Portaria 453, para os equipamentos de radiodiagnóstico;
 - Levantamento Radiométrico e Proteção radiológica;
 - Segurança em Ressonância Magnética;
 - Segurança em Mamografia;
 - Segurança em Ultrassonografia;
 - Segurança em Densitometria Óssea;
 - Segurança em Radiologia Intervencionista (Hemodinâmica);
 - Segurança em Radioterapia; e
 - Segurança em Medicina Nuclear.
 
CURSO 7.5: PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Carga Horária: 8h
Objetivo: Capacitar o profissional em relação às legislações aplicáveis para o correto manejo dos resíduos de serviços de saúde, em todos os tipos de instituição.
Público Alvo: Gestores, analistas da qualidade, enfermeiros, administradores, engenheiros e demais profissionais da saúde.
Conteúdo Programático:
- PGRSS: Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
 - Manejo dos resíduos: tipos,características e riscos.
 - Geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos.
 - Ações de segurança ocupacional.
 - Indicadores de suporte ao PGRSS.
 - Reciclagem de resíduos.
 
CURSO 7.6: CONSTRUÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO PLANO DE ABANDONO INSTITUCIONAL EM SAÚDE
Carga Horária: 8h
Objetivo: Capacitar os participantes para estabelecer e implementar de forma segura o plano de abandono das instalações, visando proteger a vida e o patrimônio, seja em resposta a incêndios ou qualquer outra situação de emergência.
Público Alvo: Profissionais de segurança do trabalho, membros da Brigada de Incêndio, profissionais de saúde, gestores, lideranças intermediárias e pessoal técnico ou administrativo e demais profissionais que atuam ou pretendem atuar na área de gestão de risco. nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, biomédicos e demais profissionais da área da saúde.
Conteúdo Programático:
- Conceitos e definições;
 - Requisitos legais e de segurança;
 - Regras e procedimentos gerais para as situações de emergência;
 - Definições de atribuições e funções;
 - Gerenciamento das atividades clínicas e de apoio em situações de emergência;
 - Gerenciamento de recursos durante eventos;
 - Preparação para simulados.
 
CURSO 7.7: FERRAMENTAS PARA INVESTIGAÇÃO DE EVENTOS ADVERSOS EM SAÚDE
Carga Horária: 8h
Objetivo: Auxiliar aos participantes a definir processos de gestão de riscos de forma eficaz e coerente, dentro das organizações prestadoras de serviços de saúde, tendo como referência as melhores abordagens e práticas do mercado.
Público Alvo: Profissionais de saúde, gestores, lideranças intermediárias e pessoal técnico ou administrativo e demais profissionais que atuam ou pretendem atuar na área de gestão de risco.
Conteúdo Programático:
- Conceitos e definições, princípios e diretrizes da gestão de riscos (ABNT NBR ISO 31000);
 - Perigos e riscos;
 - Uso de ferramentas para análise e tratamento de eventos adversos
 - Diagrama de Causa e Efeito
 - Depose
 - Tripod
 - Bow Tie
 - Exercícios práticos.
 
CURSO 7.8: SEGURANÇA EM OBRAS E REFORMAS NO AMBIENTE HOSPITALAR
Carga Horária: 8h
Objetivo: Capacitar os participantes para estabelecer e implementar de forma segura o plano de abandono das instalações, visando proteger a vida e o patrimônio, seja em resposta a incêndios ou qualquer outra situação de emergência.
Público Alvo: Gestores ou lideranças intermediárias de projetos e/ou de obras, profissionais que atuam no planejamento e controle de projetos e obras, pessoal técnico ou administrativo e demais profissionais que atuam ou pretendem atuar na área de gestão de risco.
Conteúdo Programático:
- Conceitos e definições;
 - Leis, regulamentos e outras exigências;
 - Aspectos e impactos das demolições,
 - Construções ou reforma no ambiente hospitalar;
 - Estratégias para reduzir os riscos no ambiente;
 - Perigos e riscos; inspeções de segurança;
 - Gerenciamento de resíduos.
 
CURSO 7.9: SEGURANÇA NA GESTÃO DA MANUTENÇÃO PREDIAL EM ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE
Carga Horária: 8h
Objetivo: Capacitar os participantes no gerenciamento de riscos relacionados aos sistemas de infraestrutura, a fim de proporcionar um ambiente seguro aos pacientes, visitantes e profissionais.
Público Alvo: Gestores ou lideranças intermediárias de manutenção e/ou de infraestrutura, pessoal técnico ou administrativo e demais profissionais que atuam ou pretendem atuar na área de gestão de risco.
Conteúdo Programático:
- Conceitos e definições;
 - Leis, regulamentos e outras exigências;
 - Identificação de riscos dos sistemas e componentes de infraestrutura e estratégias para sua redução;
 - Perigos e riscos;
 - Planos de contingência.
 
CURSO 7.10: SEGURANÇA OCUPACIONAL E PATRIMONIAL NO AMBIENTE HOSPITALAR
Carga Horária: 8h
Objetivo: Capacitar os participantes no gerenciamento de riscos relacionados à segurança ocupacional e patrimonial, a fim de reduzir e controlar perigos e riscos, prevenir acidentes e lesões e oferecer instalações físicas seguras para pacientes, visitantes e profissionais.
Público Alvo: Gestores ou lideranças intermediárias de segurança ocupacional ou patrimonial, pessoal técnico ou administrativo e demais profissionais que atuam ou pretendem atuar na área de gestão de risco.
Conteúdo Programático:
- Conceitos e definições;
 - Leis, regulamentos e outras exigências;
 - Gerenciamentos de riscos do ambiente assistencial e estratégias para redução de danos;
 - Perigos e riscos;
 - Monitoramento e indicadores.
 
CURSO 7.11: SEGURANÇA NA GESTÃO DE PRODUTOS PERIGOSOS NO AMBIENTE DE SAÚDE
Carga Horária: 8h
Objetivo: Capacitar os participantes no gerenciamento de riscos relacionados à manipulação, armazenamento e uso de materiais perigosos, bem como, no adequado controle e descarte de resíduos e outros materiais perigosos.
Público Alvo: Gestores ou lideranças intermediárias de segurança ocupacional, pessoal técnico ou administrativo e demais profissionais que atuam ou pretendem atuar na área de gestão de risco.
Conteúdo Programático:
- Conceitos e definições;
 - Leis, regulamentos e outras exigências;
 - Boas práticas de estoque, manuseio, armazenamento e uso de materiais perigosos;
 - Controle e descarte de materiais perigosos e resíduos;
 - Segurança ocupacional e do ambiente;
 - Notificação e investigação para derramamentos, exposições e outros incidentes.
 
CURSO 7.12: ATENDIMENTO AO CLIENTE NA ÁREA DE SAÚDE
Carga Horária: 8h
Objetivo: Sensibilizar e apresentar aos participantes conhecimentos, habilidades e atitudes pessoais e profissionais necessárias para o atendimento de clientes com qualidade e excelência.
Público Alvo: Sensibilizar e apresentar aos participantes conhecimentos, habilidades e atitudes pessoais e profissionais necessárias para o atendimento de clientes com qualidade e excelência.
Conteúdo Programático:
- Conceitos e definições.
 - Direitos e deveres do paciente
 - Excelência no atendimento.
 - Comunicação no atendimento ao cliente.
 - Apresentação pessoal e postura profissional