O que é ONA?Modelo de Certificação Acreditação ONA

A acreditação é um processo que visa a certificação de qualidade da instituição de saúde, de acordo com padrões e requisitos definidos pela metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação (ONA).

As organizações homologadas pela ONA a certificar as organizações prestadoras de serviços de saúde ou serviços de saúde chamam-se IACs (Instituições Acreditadoras). O IBES é uma das IACs que mais tem se destacado no mercado, pelos seus diferenciais: apoio técnico desde o Diagnóstico Organizacional, equipe altamente especializada, cursos de capacitação em saúde altamente elogiados, sendo reconhecida como a IAC que mais cresceu no último ano.

As IACs utilizam como diretrizes as Normas Orientadoras (NOs) e as Normas de Acreditação (NAs) da ONA, incluindo o Manual de Acreditação Versão 2018, o que significa que elas são competentes para testar e certificar terceiros, prezando pelo comportamento ético e pela garantia de qualidade dos seus próprios serviços.

O processo de acreditação assegura que as práticas de qualidade, gestão e assistência à saúde são aceitáveis. É um processo destinado a:

  • Organizações Prestadoras de Serviços para a Saúde (Hospitais, Ambulatórios e Clínicas, Pronto Atendimento, Laboratórios, Clínicas de Imunização, Bancos de Sangue, Bancos de Cordão Umbilical, entre outros);
  • Serviços Odontológicos
  • Serviços de Saúde (Lavanderias, Serviços de Manipulação de Nutrição Parenteral e Quimioterápicos, Serviços de Esterilização de Materiais)
  • Programas da Saúde e Prevenção de Riscos.

Benefícios da Acreditação ONA

  • Melhoria: segurança e resultados assistenciais.
  • Diminuição de retrabalho e redução de custos.
  • Integração entre os setores e processos.
  • Padronização e controle dos processos e compromisso com resultados (franquias).
  • Visibilidade no mercado e diferencial competitivo frente aos concorrentes.
  • Identificação de riscos e oportunidades.
  • Operadoras: divulgação para usuários (+ de 100 mil beneficiários)
  • Credibilidade: cliente médico e paciente.
  • Credenciamento e Segurança no credenciamento (Programa de Qualificação das Operadoras – ANS).
  • Tendência da redução da base da rede credenciada, priorizando acreditados.
  • Pagamento diferenciado – negociação de tabelas 105% IPCA (Fator Qualidade ANS).
  • Acesso facilitado a financiamento junto a bancos privados e públicos.

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