Gestão de Qualidade

CURSO 4.1: GESTÃO DE PROCESSOS E GESTÃO POR PROCESSOS

Carga Horária: 08h

Objetivo: Compreender as bases conceituais da gestão por processos nas organizações da Saúde e exemplos de práticas de gestão e documentação de processos empregados as principais ferramentas empregadas na gestão por processos.

Público Alvo: Enfermeiros, médicos, gestores e analistas da qualidade, farmacêuticos, administradores, biomédicos, fisioterapeutas, nutricionistas, engenheiros, odontologistas, diretores e demais profissionais de saúde.

Conteúdo Programático:

  • Gestão de Processos e por Processos;
  • Processos Primários, Gerenciais e de Apoio;
  • Identificação de Macroprocesso;
  • Mapeamento passo a passo;
  • Fluxogramas, BPMN e Diagrama SIPOC;
  • Modelagem de Processos;
  • Melhoria de Processos;
  • Cadeia de Valor (Cliente e fornecedor);
  • Indicadores de Processo em saúde;
  • Análise Crítica de Indicadores;
  • Ferramentas Gerenciais;
  • Interações entre processos; e
  • Oficinas Práticas.

 

CURSO 4.2: GESTÃO DE RISCO SANITÁRIO BASEADA NA NBR ISO 31.000

Carga Horária: 08h

Objetivo: Programa de Treinamento que aborda a importância do gerenciamento dos riscos, bem como a identificação, plano de tratamento, definição das barreiras e monitoramento para elevar a qualidade da assistência e a segurança hospitalar, bem como, gerenciar os diversos tipos de riscos de uma organização de serviços de saúde.

Público Alvo: Enfermeiros, médicos, gestores e analistas da qualidade, farmacêuticos, administradores, biomédicos, fisioterapeutas, nutricionistas, engenheiros, odontologistas, diretores e demais profissionais de saúde.

Conteúdo Programático:

  • Conceitos e definições básicas;
  • Classificação dos riscos;
  • Benefícios da gestão de risco;
  • Componentes do risco;
  • Processo de gestão de risco (NBR ISO 31000);
  • Principais ferramentas para a gestão de risco;
  • Gestão de risco na Saúde e Modelos de gestão na Saúde;
  • Os pilares da gestão de riscos na Saúde;
  • Auditoria baseada em risco; e
  • Exercícios e estudo de caso.

 

CURSO 4.3: GESTÃO ESTRATÉGICA PELA QUALIDADE TOTAL

Carga Horária: 08h

Objetivo: Programa de Treinamento que visa proporcionar ao participante a compreensão abrangente sobre os conceitos da qualidade, fundamentos e princípios da Gestão da Qualidade bem com a importância dos controles e monitoramento dos processos nas Organizações de Saúde a fim de desenvolver o pensamento sistêmico para o entendimento lógico de concepção e execução de um sistema de indicadores de desempenho e riscos nos processos nas Instituições de Saúde.

Público Alvo: Profissionais da área de saúde interessados em implantar um Sistema de Gestão da Qualidade.

Conteúdo Programático:

  • Conceitos básicos da Gestão da Qualidade – histórico;
  • Conceitos, Fundamentos e a Importância do Controle da Qualidade;
  • Gestão Estratégica: visão, missão, valores, análise SWOT;
  • Gestão estratégica, por processos e por indicadores;
  • Ferramentas da Qualidade;
  • Gestão de Riscos;
  • Auditoria Interna da Qualidade; e
  • Programas de Acreditação e Certificação da Qualidade.

 

CURSO 4.4: FERRAMENTAS DA QUALIDADE

Carga Horária: 08h

Objetivo: Programa de Treinamento que capacita à aplicação das principais ferramentas de qualidade com vistas à análise e validação dos processos de trabalho e melhoria contínua, assegurando a qualidade e a segurança da assistência dos serviços prestados.

Público Alvo: Profissionais que atuam na área da saúde, e que estejam buscando conhecimentos práticos sobre gerenciamento da qualidade no que tange a implantação, desenvolvimento e acompanhamento das ferramentas da qualidade.

Conteúdo Programático:

  • Conceitos Básicos da Gestão da Qualidade e Saúde;
  • Ferramentas Básicas da Qualidade;
  • Brainstorming;
  • Diagrama de causa e efeito – Ishikawa;
  • Gráfico de Pareto;
  • Histograma;
  • Gráfico de Controle;
  • Conceitos Básicos da Gestão da Qualidade e Saúde;
  • Ferramentas Básicas da Qualidade;
  • Brainstorming;
  • Diagrama de causa e efeito – Ishikawa;
  • Gráfico de Pareto;
  • Histograma;
  • Gráfico de Controle;
  • PDCA;
  • 5W2H;
  • Cinco Porquês;
  • Fluxograma de Processos.

 

CURSO 4.5: GERENCIAMENTO DE INDICADORES PARA A MELHORIA DO DESEMPENHO EM SAÚDE

Carga horária: 08h

Objetivo: Programa de treinamento que proporciona a compreensão da lógica de concepção e execução de um sistema de indicadores desempenho nas organizações de saúde a fim de facilitar o planejamento, implantação e melhoria do sistema de indicadores de desempenho alinhados com os objetivos organizacionais.

Público Alvo: Enfermeiros, médicos, gestores e analistas da qualidade, farmacêuticos, administradores, biomédicos, fisioterapeutas, nutricionistas, engenheiros, odontologistas, diretores e demais profissionais de saúde que atuam na condução de processos em saúde.

Conteúdo Programático:

  • Conceitos Fundamentais de indicadores de desempenho;
  • Gestão Por Indicadores;
  • Arquitetura e construção de um sistema de medição do desempenho;
  • Como definir, classificar e estruturar um indicador de desempenho;
  • Como alinhar indicadores, processos e estratégias;
  • Como implantar práticas de análise crítica do desempenho e grupos de melhoria da gestão; e
  • O Uso da Tecnologia da Informação no Sistema de Indicadores de Desempenho.

 

CURSO 4.6: FORMAÇÃO DE GESTORES DA QUALIDADE EM SAÚDE

Carga horária: 08h

Objetivo: Capacitar os profissionais de saúde para a atuação no controle do Sistema de Gestão da Qualidade em suas organizações, com foco em instituições que estão no processo de Acreditação.

Público Alvo: Gestores, analistas da qualidade, médicos, enfermeiros, administradores, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, biomédicos e demais profissionais da área da saúde.

Conteúdo Programático:

  • Tópicos gerais de gestão da qualidade;
  • Controle de documentos;
  • Auditorias internas da qualidade: folhas de verificação, formação de auditores internos, planejamento;
  • Sistema de notificação de ocorrências e eventos;
  • Mapeamento e gerenciamento de processos.

 

CURSO 4.7: FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS

Carga horária: 08h

Objetivo: Capacitar o profisisonal para atuar como auditor interno do sistema de gestão da qualidade em ambientes de saúde.

Compreender o perfil técnico e comportamental necessário. Estruturar as listas de verificação de auditoria, compreender a importância do acompanhamento dos planos de ação.

Público Alvo: Gestores, analistas da qualidade, médicos, enfermeiros, administradores, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, biomédicos e demais profissionais da área da saúde.

Conteúdo Programático:

  • Metodologia ONA/Sistema Brasileiro de Acreditação – versão 2014;
  • Conceitos e tipos de auditoria;
  • Planejamento e divulgação da auditoria;
  • Responsabilidade, habilidades e competências do auditor;
  • Listas/ Folha de verificação;
  • Técnicas de entrevista;
  • Como encontrar evidências;
  • Comunicação do auditor na auditoria interna; e
  • Elaboração de relatórios de não-conformidade.

 

CURSO 4.8: FORMAÇÃO DE AUDITORES CLÍNICOS

Carga horária: 08h

Objetivo: Capacitar líderes para a identificação de fragilidades relacionadas à assistência à saúde nos registros de prontuários, de modo a possibilitar o acompanhamento dos planos de melhoria com enfoque sistêmico, promovendo a segurança do paciente.

Público Alvo: Gestores, analistas da qualidade, médicos, enfermeiros, administradores, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, biomédicos e demais profissionais da área da saúde.

Conteúdo Programático:

  • Conceitos de auditoria clínica;
  • Critérios de elegibilidade de prontuários;
  • O que buscar no prontuário do paciente;
  • Auditoria clínica pontual;
  • Auditoria clínica tipo tracer;
  • Auditoria prospectiva e retrospectiva;
  • Tabulação de dados;
  • Feedback; e
  • Ciclos de melhoria com base nos achados de auditoria clínica.

 

CURSO 4.9: MAPEAMENTO DE PROCESSOS E PROJETOS DE MELHORIA ATRAVÉS DO BPM

Carga Horária: 08h

Objetivo: Esse curso foi desenvolvido em 2012 a partir da necessidade de capacitar os profissionais do escritório de processos de uma grande multinacional do setor de serviços em técnicas e ferramentas para mapeamento e melhoria de processos da organização. Naquele momento a diretoria de auditoria e compliance havia identificado a necessidade de executar melhorias estruturadas nos processos corporativos. Este curso foi estruturado a partir de formações que fiz naquela ocasião sobre o tema pela Makeson em Portugal e boi baseado no conceito de BPM com utilização da notação BPMN 2.0. Embora a experiência teve o resultado esperado, este curso não foi replicado para outras organizações. A ideia é desenvolver uma adaptação para os serviços de saúde. A partir de um breve histórico das eras da qualidade e ferramentas de gestão de processos desde a era dos sistemas e métodos, de um alinhamento de vocabulário (taxonomia de processos), entendimento de conceitos básicos do mapeamento de processos e projetos de melhoria de processos, o curso tem o objetivo de capacitar os participantes nos conceitos e técnicas do BPM, bem como apresentar as ferramentas mais comuns de notação e desenvolver mais detalhadamente a notação BPMN 2.0. De uma maneira prática, os participantes aprenderão a mapear os macro-processos e processos em formato de fluxograma, definir prioridades, e como elaborar e implantar projetos de melhoria de processos a partir da lógica AS-IS e TO-BE.

Público Alvo: Diretores, Gestores, analistas da qualidade, médicos, enfermeiros, administradores, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, biomédicos e demais profissionais da área da saúde.

Conteúdo Programático:

  • Eras da Qualidade;
  • Organizações Sistemas e Métodos;
  • O que é BPM?, Quais os seus princípios?
  • Macro-processos, processos e documentos da qualidade;
  • Técnicas de mapeamento, ferramentas de notação e BPMS;
  • Interface e interação de processos;
  • BPMN 2.0 na pática;
  • Projetos de melhoria de processos na lógica BPM.

 

CURSO 4.10: GERENCIAMENTO DE PROJETOS SEGUNDO O PMBOK

Carga Horária: 16h

Objetivo: Esse curso foi desenvolvido em 2013 a partir da necessidade de capacitar os líderes e respectiva equipes de apoio administrativo em técnicas e ferramentas para gerenciamento de projetos. Naquele momento atuava em uma organização industrial que sentia muita dificuldade de desdobrar de maneira clara e pragmática suas estratégias, bem como de organizar as inúmeras iniciativas que eram promovidas de maneira isolada pelos diversos setores e processos daquela organização.

Como a experiência tornou-se um sucesso do ponto de vista da eficácia, passei a desenvolver e aplicar este curso para outras organizações, incluindo indústrias, comércios e serviços. Atualmente ele está na sua 12ª revisão. A partir de um breve histórico das ferramentas de gestão que culminaram no corpo de conhecimento de gerenciamento de projetos (PMBOK), de um alinhamento de vocabulário (taxonomia de projetos), entendimento de conceitos básicos do gerenciamento de projetos, e aplicação dos conceitos de uma forma prática e criativa, o curso tem o objetivo de capacitar os participantes nos processos, técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos dando-lhes uma visão da aplicabilidade e potencialidades. De uma maneira prática, os participantes aprenderão a controlar um portfólio de projetos, estruturar programas integrados de projetos e construir um projeto gerenciável passando por todas as etapas, da abertura ao encerramento.

Público Alvo: Diretores, Gestores, analistas da qualidade, médicos, enfermeiros, administradores, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, biomédicos e demais profissionais da área da saúde.

Conteúdo Programático:

  • Conhecendo o PMI;
  • Conceitos Básicos de Gerenciamento de Projetos;
  • Processos de Gerenciamento de Projetos;
  • Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos;
  • Iniciando um projeto;
  • Planejando um projeto.
  • Executando um Projeto;
  • Monitorando e Controlando um Projeto
  • Encerrando um Projeto

 

CURSO 4.11: LEAN – RESULTADOS ENXUTOS

Carga Horária: 16h Fundamentos / 32h Completo

Objetivo: Esse curso começou a ser desenvolvido em 2013 a partir da vivência em projetos LEAN de organização de serviços.

Naquele momento a organização em que atuava tinha como principal ferramenta de melhoria dos processos de negócio o LEAN. A experiência foi tão interessante que busquei formação na área e iniciei a construção desse curso que, embora nunca tenha sido aplicado como treinamento, é baseado em experiências reais e bem-sucedidas. A ideia é desenvolver uma adaptação para os serviços de saúde, focado em processos de natureza mais operacionais onde o conceito de resultado enxuto pode ser aplicado com maior eficácia, como por exemplo suprimentos, laboratórios, SAME, Engenharia clínica e correlatos. A partir de uma breve contextualização do modelo TOYOTA de produção, de um alinhamento de vocabulário (taxonomia LEAN), e do entendimento de conceitos básicos do mapeamento do negócio, do ambiente, e dos processos & resultados na lógica do “agregar valor” e da “eliminação de desperdício”, o curso tem o objetivo de capacitar os participantes nos conceitos e técnicas do LEAN, bem como apresentar as principais ferramentas utilizadas, buscando promover uma cultura de processos enxutos e foco no resultado. De uma maneira prática, os participantes aprenderão a estruturar e aplicar um projeto LEAN com resultado tangível sua organização.

Público Alvo: Diretores, Gestores, analistas da qualidade, médicos, enfermeiros, administradores, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, biomédicos e demais profissionais da área da saúde.

Conteúdo Programático:

  • Cenário histórico e surgimento do modelo TOYOTA de produção;
  • Fundamentos LEAN;
  • Gestão da Qualidade segundo o LEAN;
  • Trabalho Padronizado;
  • Logística LEAN e Sistemas Puxados;
  • Administração de Estoques e Materiais;
  • Manutenção de equipamentos (TPM);
  • LEAN office: Princípios de uma organização Enxuta.

 

CURSO 4.12: COMO IMPLEMENTAR UM ESCRITÓRIO DA QUALIDADE EM ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE

Carga Horária: 08h

Objetivo: Capacitar o profissional para o planejamento e implementação de atividades relacionadas à estruturação de um Escritório da Qualidade em organizações e serviços de saúde, através de conceitos teóricos e práticos e da apresentação de ferramentas de gerenciamento para um sistema de gestão da qualidade.

Público Alvo: Profissionais de saúde, Gestores da Qualidade, Diretores, Líderes, Consultores, Enfermeiros, Farmacêuticos, Médicos, Biomédicos, Biólogos e demais profissionais de saúde ligados à Gestão da Qualidade e de Riscos.

Conteúdo Programático:

  • Sistema de Gestão da Qualidade em Saúde: conceitos
  • Estrutura e funções do Núcleo da Qualidade
  • Estrutura e funções do Núcleo de Segurança do Paciente
  • Relação entre o Núcleo de Qualidade e a Ouvidoria/SAC
  • Relação entre o Núcleo da Qualidade e as Comissões Organizacionais obrigatórias
  • Notificações de não-conformidades e eventos adversos: ferramentas e fluxos
  • Ferramentas da Qualidade imprescindíveis para o gestor da qualidade
  • Auditorias Internas em Saúde: ferramentas e controles
  • Controle de planos de ação com efetividade
  • Como sistematizar o feedback sobre melhorias da qualidade
  • Dicas de engajamento do corpo clínico na Gestão da Qualidade

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