Gestão em Pessoas

CURSO 2.1: SISTEMAS DE MONITORAMENTO GERENCIAL

Carga Horária: 08h

Objetivo: O curso tem o objetivo de capacitar os profissionais para criarem um sistema de monitoramento gerencial eficaz, seja para acompanhamento estratégico ou de processos. De uma maneira prática, os participantes aprenderão a gerar indicadores apropriados para o que necessitam, a medir os resultados a partir de gráficos completos e adequados, e analisar criticamente os resultados, sendo capazes de gerar planos de ação correlacionados com os objetivos planejados.

Público Alvo: O público-alvo é todo o profissional que atua em funções de liderança, bem como suporte administrativo.

Conteúdo Programático:

Para quê Medir? – (Origens e funções dos indicadores).

  • Breve histórico dos indicadores nas organizações;
  • Indicadores como Insumo na Tomada de Decisão.

Conceitos Estatísticos – (Definição dos principais conceitos técnicos sobre a estatística.)

  • Breve História da Estatística;
  • Números-Índice;
  • Estatística Descritiva;
  • Medidas de Posição e Dispersão.

Ferramentas Gráficas – (Conceitos e técnicas para construção de um bom gráfico.)

  • Por que Utilizar Gráficos;
  • Tipos de Gráficos e Suas Funções;
  • Informações Importantes em um Gráfico.

Identificando Indicadores – (Ferramenta para identificar os indicadores.)

  • Tipos de Indicadores;
  • Foco no Resultado;
  • Foco na Causalidade.

Aplicando Conceitos – (Contextualização dos conceitos abordados.)

  • Indicadores e o Processo;
  • Indicadores e a Estratégia;
  • Definindo Metas.

Melhoria Contínua – (Prática da Melhoria Contínua por meio de ferramentas.)

  • O Benchmarking;
  • A análise Crítica;
  • Os planos de Ação.

 

CURSO 2.2: GESTÃO DE PESSOAS, SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

Carga Horária: 08h

Objetivo: Apresentar os principais requisitos do Manual ONA versão 2014 relacionados à Subseção Gestão de Pessoas, bem como apresentar as principais Normas do Ministério do Trabalho (NRs) aplicáveis aos serviços de saúde. Explorar o conceito de Avaliação da eficácia de treinamentos.

Público Alvo: Profissionais de todas as áreas de saúde, gestores e analistas de RH.

Conteúdo Programático:

  • Dimensionamento de Profissionais conforme o perfil epidemiológico da população atendida.
  • Organograma institucional e Responsabilidades definidas.
  • Processo de seleção e desligamento de pessoas alinhado às competências essenciais e individuais.
  • Procedimento para o credenciamento e admissão de pessoas e para a atualização das informações.
  • Gerenciamento do corpo clínico.
  • Regimentos das categorias profissionais.
  • Segurança ocupacional e as Normas Regulamentadoras.
  • Capacitação dos profissionais para situações de riscos patrimoniais e físicos.
  • Saúde Ocupacional.
  • Programas de qualidade de vida e saúde.
  • Programa de integração e acompanhamento de novas pessoas.
  • Identificação das necessidades de capacitação.
  • Desenvolvimento das lideranças.
  • Avalição da eficácia, através do resultado do desempenho de trabalho.

 

CURSO 2.3: NEGOCIAÇÃO E GERENCIAMENTO DE CONFLITOS EM SAÚDE

Carga Horária: 08h

Objetivo: Promover os conceitos de negociação entre os diversos líderes no ambiente de saúde, entre seus pares, seus colaboradores e superiores, de modo a agregar valor à instituição.

Público Alvo: Gestores, analistas da qualidade, médicos, enfermeiros, administradores, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, biomédicos e demais profissionais da área da saúde.

Conteúdo Programático:

  • Conceitos de negociação e estratégia;
  • Etapas da negociação;
  • Casos e ambientes de negociação;
  • Perfil do negociador;
  • Tipos de negociação: ganha-ganha, perde-perde;
  • Gestão de conflitos x mudança.

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