Assuntos Diversos Relacionados à Saúde

CURSO 7.1: QUALIDADE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE – APS

Carga Horária: 08 h

Público Alvo: Gestores, analistas da qualidade, médicos, enfermeiros, administradores, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, biomédicos e demais profissionais da área da saúde.

Conteúdo Programático:

PRINCÍPIOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA

  • Modelo Assistencial e Atenção Primária à Saúde;
  • Planejamento e Avaliação das Ações de Saúde.

PREVENÇÃO

  • Prevenção de doenças crônicas;
  • Endemias e epidemias;
  • Doenças sexualmente transmissíveis.

REGISTRO CLÍNICO E AMBULATORIAL/ABORDAGEM FAMILIAR

  • Abordagem multidisciplinar do Indivíduo, da Família e da Comunidade;
  • Práticas em Atenção Básica à Saúde;
  • Registro clínico e ambulatorial.

MEDICINA CENTRADA NA PESSOA /HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO

  • Deficiências da medicina centrada na doença;
  • Método clínico centrado na pessoa;
  • Os componentes da medicina centrada na pessoa;
  • Habilidades de comunicação da equipe multiprofissional.

CURSO 7.2: GERENCIAMENTO DE PROTOCOLOS ASSISTENCIAIS MULTIPROFISSIONAIS

Carga Horária: 08h

Objetivo: Capacitar os profissionais de saúde para o planejamento, padronização, implantação e monitoramento de protocolos assistenciais para o gerenciamento de patologias de maior prevalência, risco ou custo. Estabelecer o papel da equipe multiprofissional. Apresentar estratégias para implantação de melhorias.

Público Alvo: Gestores, analistas da qualidade, médicos, enfermeiros, administradores, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, biomédicos e demais profissionais da área da saúde.

Conteúdo Programático:
  • Conceito de Protocolo e Gerenciamento;
  • Medicina Baseada em Evidências;
  • Por que multiprofissional;
  • Elegibilidade e critérios de exclusão;
  • Marcadores;
  • Indicadores de resultado;
  • Estratégias para envolvimento das equipes; e
  • Ciclo PDSA.

CURSO 7.3: GESTÃO DA QUALIDADE EM CENTROS DE PESQUISA CLÍNICA COM FOCO NA IN – 04

Carga Horária: 08h

Objetivo: Abordar os conceitos de Gestão da Qualidade e Indicadores em Pesquisa Clínica. Oferecer uma visão prática da IN-04 e a metodologia para sua aplicação. Discutir as principais fragilidades evidenciadas em estudos clínicos e as barreiras de prevenção para garantir a segurança do paciente.

Público Alvo: Gestores, coordenadores e monitores de pesquisa clínica, analistas da qualidade, médicos, enfermeiros, administradores, farmacêuticos, CRO´s, Patrocinadores, Investigadores e demais profissionais da área da saúde.

Conteúdo Programático:
  • GCP/ICH: Boas Práticas Clínicas;
  • Racional para a IN-04;
  • Gestão da Qualidade e Indicadores em Pesquisa;
  • Visão sistêmica e impacto na Acreditação institucional;
  • Segurança das instalações dos Centros de Pesquisa;
  • Sistema de Garantia da Qualidade;
  • Documentação em Pesquisa Clínica: antes, durante e após o estudo clínico;
  • Visão e expectativa do Centros de Pesquisa Clínica, ANVISA, Patrocinadores e mercado; e
  • Procedimentos críticos em Pesquisa Clinica.

CURSO 7.4: ACREDITAÇÃO EM SERVIÇOS DE RADIOLOGIA E IMAGEM, MEDICINA NUCLEAR, RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA E RADIOTERAPIA

Carga Horária: 8h

Objetivo: Capacitar o profissional em relação aos requisitos e padrões de segurança em radiodiagnóstico, com foco na Acreditação do serviço e segurança do paciente.

Público Alvo: Gestores, analistas da qualidade, médicos, enfermeiros, administradores, biomédicos, físicos, engenheiros e demais profissionais da área da saúde.

Conteúdo Programático:
  • Acreditação em serviços de radiodiagnóstico;
  • Requisitos e Padrões da Acreditação SBA-ONA;
  • Segurança em Radiologia e Tomografia Computadorizada;
  • Portaria 453, para os equipamentos de radiodiagnóstico;
  • Levantamento Radiométrico e Proteção radiológica;
  • Segurança em Ressonância Magnética;
  • Segurança em Mamografia;
  • Segurança em Ultrassonografia;
  • Segurança em Densitometria Óssea;
  • Segurança em Radiologia Intervencionista (Hemodinâmica);
  • Segurança em Radioterapia; e
  • Segurança em Medicina Nuclear.

CURSO 7.5: PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE

Carga Horária: 8h

Objetivo: Capacitar o profissional em relação às legislações aplicáveis para o correto manejo dos resíduos de serviços de saúde, em todos os tipos de instituição.

Público Alvo: Gestores, analistas da qualidade, enfermeiros, administradores, engenheiros e demais profissionais da saúde.

Conteúdo Programático:
  • PGRSS: Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
  • Manejo dos resíduos: tipos,características e riscos.
  • Geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos.
  • Ações de segurança ocupacional.
  • Indicadores de suporte ao PGRSS.
  • Reciclagem de resíduos.

CURSO 7.6: CONSTRUÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO PLANO DE ABANDONO INSTITUCIONAL EM SAÚDE

Carga Horária: 8h

Objetivo: Capacitar os participantes para estabelecer e implementar de forma segura o plano de abandono das instalações, visando proteger a vida e o patrimônio, seja em resposta a incêndios ou qualquer outra situação de emergência.

Público Alvo: Profissionais de segurança do trabalho, membros da Brigada de Incêndio, profissionais de saúde, gestores, lideranças intermediárias e pessoal técnico ou administrativo e demais profissionais que atuam ou pretendem atuar na área de gestão de risco. nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, biomédicos e demais profissionais da área da saúde.

Conteúdo Programático:
  • Conceitos e definições;
  • Requisitos legais e de segurança;
  • Regras e procedimentos gerais para as situações de emergência;
  • Definições de atribuições e funções;
  • Gerenciamento das atividades clínicas e de apoio em situações de emergência;
  • Gerenciamento de recursos durante eventos;
  • Preparação para simulados.

CURSO 7.7: FERRAMENTAS PARA INVESTIGAÇÃO DE EVENTOS ADVERSOS EM SAÚDE

Carga Horária: 8h

Objetivo: Auxiliar aos participantes a definir processos de gestão de riscos de forma eficaz e coerente, dentro das organizações prestadoras de serviços de saúde, tendo como referência as melhores abordagens e práticas do mercado.

Público Alvo: Profissionais de saúde, gestores, lideranças intermediárias e pessoal técnico ou administrativo e demais profissionais que atuam ou pretendem atuar na área de gestão de risco.

Conteúdo Programático:
  • Conceitos e definições, princípios e diretrizes da gestão de riscos (ABNT NBR ISO 31000);
  • Perigos e riscos;
  • Uso de ferramentas para análise e tratamento de eventos adversos
  • Diagrama de Causa e Efeito
  • Depose
  • Tripod
  • Bow Tie
  • Exercícios práticos.

CURSO 7.8: SEGURANÇA EM OBRAS E REFORMAS NO AMBIENTE HOSPITALAR

Carga Horária: 8h

Objetivo: Capacitar os participantes para estabelecer e implementar de forma segura o plano de abandono das instalações, visando proteger a vida e o patrimônio, seja em resposta a incêndios ou qualquer outra situação de emergência.

Público Alvo: Gestores ou lideranças intermediárias de projetos e/ou de obras, profissionais que atuam no planejamento e controle de projetos e obras, pessoal técnico ou administrativo e demais profissionais que atuam ou pretendem atuar na área de gestão de risco.

Conteúdo Programático:
  • Conceitos e definições;
  • Leis, regulamentos e outras exigências;
  • Aspectos e impactos das demolições,
  • Construções ou reforma no ambiente hospitalar;
  • Estratégias para reduzir os riscos no ambiente;
  • Perigos e riscos; inspeções de segurança;
  • Gerenciamento de resíduos.

CURSO 7.9: SEGURANÇA NA GESTÃO DA MANUTENÇÃO PREDIAL EM ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE

Carga Horária: 8h

Objetivo: Capacitar os participantes no gerenciamento de riscos relacionados aos sistemas de infraestrutura, a fim de proporcionar um ambiente seguro aos pacientes, visitantes e profissionais.

Público Alvo: Gestores ou lideranças intermediárias de manutenção e/ou de infraestrutura, pessoal técnico ou administrativo e demais profissionais que atuam ou pretendem atuar na área de gestão de risco.

Conteúdo Programático:
  • Conceitos e definições;
  • Leis, regulamentos e outras exigências;
  • Identificação de riscos dos sistemas e componentes de infraestrutura e estratégias para sua redução;
  • Perigos e riscos;
  • Planos de contingência.

CURSO 7.10: SEGURANÇA OCUPACIONAL E PATRIMONIAL NO AMBIENTE HOSPITALAR

Carga Horária: 8h

Objetivo: Capacitar os participantes no gerenciamento de riscos relacionados à segurança ocupacional e patrimonial, a fim de reduzir e controlar perigos e riscos, prevenir acidentes e lesões e oferecer instalações físicas seguras para pacientes, visitantes e profissionais.

Público Alvo: Gestores ou lideranças intermediárias de segurança ocupacional ou patrimonial, pessoal técnico ou administrativo e demais profissionais que atuam ou pretendem atuar na área de gestão de risco.

Conteúdo Programático:
  • Conceitos e definições;
  • Leis, regulamentos e outras exigências;
  • Gerenciamentos de riscos do ambiente assistencial e estratégias para redução de danos;
  • Perigos e riscos;
  • Monitoramento e indicadores.

CURSO 7.11: SEGURANÇA NA GESTÃO DE PRODUTOS PERIGOSOS NO AMBIENTE DE SAÚDE

Carga Horária: 8h

Objetivo: Capacitar os participantes no gerenciamento de riscos relacionados à manipulação, armazenamento e uso de materiais perigosos, bem como, no adequado controle e descarte de resíduos e outros materiais perigosos.

Público Alvo: Gestores ou lideranças intermediárias de segurança ocupacional, pessoal técnico ou administrativo e demais profissionais que atuam ou pretendem atuar na área de gestão de risco.

Conteúdo Programático:
  • Conceitos e definições;
  • Leis, regulamentos e outras exigências;
  • Boas práticas de estoque, manuseio, armazenamento e uso de materiais perigosos;
  • Controle e descarte de materiais perigosos e resíduos;
  • Segurança ocupacional e do ambiente;
  • Notificação e investigação para derramamentos, exposições e outros incidentes.

CURSO 7.12: ATENDIMENTO AO CLIENTE NA ÁREA DE SAÚDE

Carga Horária: 8h

Objetivo: Sensibilizar e apresentar aos participantes conhecimentos, habilidades e atitudes pessoais e profissionais necessárias para o atendimento de clientes com qualidade e excelência.

Público Alvo: Sensibilizar e apresentar aos participantes conhecimentos, habilidades e atitudes pessoais e profissionais necessárias para o atendimento de clientes com qualidade e excelência.

Conteúdo Programático:
  • Conceitos e definições.
  • Direitos e deveres do paciente
  • Excelência no atendimento.
  • Comunicação no atendimento ao cliente.
  • Apresentação pessoal e postura profissional

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