O Canal Multidisciplinar do IBES é formado por um conceituado e seleto grupo de especialistas em diversos temas relacionados à Saúde, Gestão e Qualidade, que ficam à disposição das instituições clientes e parceiras do IBES para o esclarecimento de dúvidas relacionadas a:

  • Relatório de Diagnóstico Organizacional
  • Padrões e Requisitos do Sistema Brasileiro de Acreditação ONA
  • Relatórios de outros tipos de visitas de avaliação realizados pelo IBES

Várias instituições-clientes fazem um ótimo uso da ferramenta, tornando a implantação de melhorias um processo mais fácil e duradouro, através do apoio dos experts em cada assunto.

Mais um benefício exclusivo do IBES a todos os seus clientes, como apoio para o almejado rumo à excelência! Basta ser nosso cliente e encaminhar a sua dúvida ao e-mail [email protected], que prontamente encaminharemos a questão para resposta pelo especialista que melhor se adequa ao assunto (após a identificação da sua instituição como cliente do IBES).

Confira abaixo os especialistas do Canal Multidisciplinar do IBES:

 


 

 

foto AlexiaAléxia Regina Mandolesi Costa    

Farmacêutica com experiência em Farmácia Clínica, Farmácia Hospitalar, Oncologia e Pesquisa Clínica. Mestre em Genética e Genomas. MBS em Engenharia da Qualidade. Docente da Escola Politécnica da USP, na Disciplina Gerenciamento de Riscos. Avaliadora ONA. Fellow da ISQua. Diretora de Ensino e Capacitação do IBES

ESCOPO: Gerenciamento de Riscos e Oncologia

 


 

foto alexandreDr. Alexandre Bonfim Santos

Médico pela Escola Paulista de Medicina, residência médica em medicina preventiva (FMUSP), com especialização em epidemiologia hospitalar e Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde pela FGV-SP. MBA em Direção de Empresas pela FAAP. Experiência na gestão de hospitais públicos, privados, e operadoras de Saúde. Vivência em Governança Clínica, processos de certificação (ONA e Internacionais) e implantação da Epidemiologia Estratégica com reorganização de SAME, informatização da assistência e foco em protocolos sempre com integração entre as equipes médicas e área administrativa.

ESCOPO: Governança Clínica, Auditoria Clínica e Gerenciamento de Protocolos

 


 

foto Andre arquitetoAndré Ceron Fonseca 

Arquiteto pela Universidade Estadual Paulista. Arquiteto Hospitalar pela ABDHE. Gestor em Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente pela Faculdade de Medicina FAMERP. 

ESCOPO: Arquitetura e Projetos Hospitalares

 


 

Carlos Luis Benites Canhada

Diretor Técnico da Divisão de Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Atuou como Assessor de Gestão da Qualidade do COREN-SP e como Diretor Assistencial no Hospital e Maternidade São Camilo. 

ESCOPO: Atendimento em Emergência

 


 

 

foto christianChristian Hart Ferreira

Administrador de Empresas. Especialista em Gestão hospitalar e Serviços de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas/SP. Avaliador Líder SBA/ONA/IBES. Atuou como Avaliador Líder pela Acreditation Canada. Experiência em gestão hospitalar, suprimentos, qualidade, engenharia de manutenção e atendimento ao cliente. Foi Diretor Administrativo no Hospital São Rafael (BA). Palestrante e Diretor de Projetos e Novos Negócios IBES

ESCOPO: Liderança e Planejamento Estratégico

 


 

 

foto CleideCleide Regina Rodrigues Carlos

Enfermeira Obstétrica pela Universidade de São Paulo. Administradora Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo.  Supervisora de Seção Hospitalar / Qualidade no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da faculdade de Medicina da USP.

ESCOPO: Atendimento Pediátrico

 


 

 

foto elianaEliana Maria Castiglioni

Enfermeira Obstétrica pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Administração Hospitalar pela IPH. Especialista em Enfermagem em Centro Cirúrgico pela Universidade de Guarulhos. Avaliadora-líder SBA/ONA/IBES. Atuou como Chefe do Dep. Cirúrgico e Assessora de Enfermagem no Hospital São Camilo.

ESCOPO: Atendimento Cirúrgico e Obstétrico

 


 

 

dr VassaloDr José Vassalo

Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1980) e doutorado em Medicina pela Westfalische Wilhelmes Universitat Muenster (Prof. E. Grudmann, 1987). Seu título de especialista em Patologia foi obtido pela Unicamp, onde fez Residência Médica entre 1981 e 1983, e pela Sociedade Brasileira de Patologia/ Associação Médica Brasileira (2001). Obteve o grau de Livre-Docente em Patologia no Departamento de Anatomia Patológica da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (2001), onde é Professor Titular desde abril de 2005. Sua área de atuação mais específica é Hematopatologia, Imunoistoquímica e Hibridização, tendo realizado nestas áreas estágios nos seguintes serviços: Universidade de Kiel (Prof. Karl Lennert, 1986), Deutsches Krebsforschungzentrum, Heidelberg (Prof. Lutz Gissmann, 1988), Universidade de Paris (Prof. Jacques Diebold, 1992), Universidade de Toulouse, França (Profs. Georges Delsol e Pierre Brousset, 1992 e 2005).

ESCOPO: Anatomia Patológica

 


 

 

foto marioDr Mário Castiglioni

Médico Nuclear. Especialista pelo Colégio Brasileiro de Radiologia. Chefe da Coordenadoria de Medicina Nuclear do Departamento de Diagnóstico por Imagem – Hospital Universitário da Unifesp – Hospital São Paulo. Supervisor dos Serviços de Medicina Nuclear do Centro de Diagnósticos Brasil (CDB) – São Paulo.

ESCOPO: Medicina Nuclear

 


 

 

foto MicheleMichele de Oliveira Galvão Sinfães

Farmacêutica-bioquímica. Avaliadora SBA/ONA/IBES. Gerente de Qualidade do Complexo Hospitalar do Vale do Paraíba. Atuou como Analista da Qualidade pela Sociedade Beneficente São Camilo e Grupo de Saúde Bandeirantes, no Hospital Regional do Vale do Paraíba. Atuu como Consultora de Sistemas de Gestão da Qualidade.

ESCOPO: Assistência Farmacêutica

 


 

 

foto PaulaPaula Viceconti Nahas

Enfermeira pela PUC Campinas. Farmacêutica-bioquímica pela PUC Campinas. Especialista em Enfermagem em Neonatologia (Centro Universitário São Camilo). Atuou como farmacêutica hospitalar no Centro Infantil de Investigações Hematológicas Dr Domingos Boldrini, Enfermeira da UTI Neonatal no Hospital Madre Maria Theodora e Hospital e Maternidade São Luiz.

 


 

 

foto rafaelDr. Rafael Munerato

Graduação em Medicina e Residência em Clínica Médica pela Santa Casa de Misericórdia de SP, Residência de Cardiologia e Especialização em Arritmia Clínica pelo InCor FMUSP, Professor da CBBW, MBA de Gestão em Saúde pela FGV, Atuou na Coordenação de Pronto Socorro de Cardiologia e Clínica Médica, como Diretor Médico no Hospital Santa Paula, como Diretor Médico Regional SP na DASA e na Coordenação Hospitais Próprios ISCMSP. Consultor em hospitais.

ESCOPO: Gestão do Corpo Clínico

 


 

 

foto renataRenata Giudice

Nutricionista pela Universidade de São Paulo. Especialista em Nutrição Clínica Preventiva pela Universidade São Marcos. Atua como Nutricionista na Santamalia Saúde.

ESCOPO: Assistência Nutricional

 

 


 

 

Foto Robson Canal MultiRobson Novaes Pereira

Administrador de Empresas pela Universidade São Judas Tadeu desde 1996. Com ampla atuação no mercado de TI e Telecomunicações, contribuindo desde a definição de arquiteturas de hardware e software bem como sua implementação, monitoramento e treinamento. Formado pelos melhores Centros Tecnológicos de Fabricantes Nacionais e Internacionais.

ESCOPO: Tecnologia da Informação

 

 

 


 

 

Dra RosanaRosana Claudia Scramin Wakin

ESCOPO: Odontologia

Graduação em Enfermagem.

 

 


 

 

foto RoseRosemeire Almeida Pereira

Graduação em Administração de Empresas pela UNICSUL. Especialização em Gestão de Processos de Negócios pela UFRJ. Pós Graduação em Gestão de Serviços de Saúde pela FCMSCSP. Possui experiência de 2 anos em O&M, 12 anos em Gestão da Qualidade, 3,5 anos na direção executiva de Hospital Geral. Atua como Consultora da GENS Consultoria.

ESCOPO: Gestão Administrativa

 


 

 

Sara Diniz Rubinsztein Azevedo

ESCOPO: Atendimento Ambulatorial

 


 

 

foto VaniceVanice Costa

Enfermeira pela Universidade de São Paulo – USP. Pós-graduada em Controle de Infecção Hospitalar pela Faculdade Albert Einstein. MBA em Gestão Estratégica de Negócios – FGV. Avaliadora ONA e Accreditation Canada. Foi Gerente Assistencial do IBCC, Enfermeira do SCIH do Hospital São Camilo e Enfermeira Assistencial nos Hospitais Nove de Julho e Osvaldo Cruz. Diretora de Certificação e Presidente do IBES.

ESCOPO: Internação e Prevenção e Controle de Infecções

 


 

 

foto VivianVivian Giudice

Bióloga pela Universidade São Judas Tadeu, Pós-Graduação em Administração Hospitalar e Serviços de Saúde pela FGV, Pós-Graduação em Microbiologia pelas Faculdades Oswaldo Cruz. Avaliadora SBA/ONA/IBES. Foi Coordenadora da Qualidade na Santa Casa de São Paulo. Atuou no processo de revisão do Manual do Sistema Brasileiro de Acreditação – ONA, versão 2014. Diretora de Planejamento e Controle do IBES.

ESCOPO: Hemoterapia