[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Visando o envelhecimento ativo, saudável, cidadão e sustentável da população, o Ministério da Saúde lançou ontem (03/04) a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, elaborada com a colaboração da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).
A prioridade da estratégia é combater à violência e ao abuso financeiro, psicológico ou físico contra o idoso, bem como a adaptação de residências para essa população, atividades formativas, medidas de prevenção de quedas e cuidados em saúde; entre outras.
 
QUERO ME INSCREVER NO II FÓRUM DE PRÁTICAS DE EXCELÊNCIA EM SEGURANÇA DO PACIENTE E II ENCONTRO DA GERAÇÃO DE EXCELÊNCIA
 
A iniciativa atende às recomendações da OMS para avaliação e desenvolvimento dos Planos de Ação, voltados para a adaptação das cidades às necessidades dos idosos. Ao todo oito domínios da vida urbana podem influenciar na saúde e na qualidade de vida dessa população:

  • Espaços ao ar livre e edifícios;
  • Transportes;
  • Habitação;
  • Participação social;
  • Respeito e integração social;
  • Participação cívica e emprego;
  • Comunicação e informação;
  • Apoio da comunidade e serviços de saúde.

 
Leia também: Ministério da Saúde quer a sua contribuição para a Linha de Cuidado do Idoso
 

Situações de abuso

Um estudo apoiado pela OMS e publicado em 2017 na Lancet Global Health mostrou que um em cada seis idosos sofre alguma forma de abuso. Esse número é maior do que o estimado anteriormente e a previsão é de que aumente à medida que as populações envelhecem em todo o mundo.
A pesquisa descobriu que quase 16% das pessoas com 60 anos ou mais foram submetidas a abusos psicológicos (11,6%), abusos financeiros (6,8%), negligência (4,2%), abusos físicos (2,6%) ou abusos sexuais (0,9%). A pesquisa se baseia nas melhores evidências disponíveis de 52 estudos em 28 países de diferentes regiões, incluindo 12 países de baixa e média renda.
 
Já estão abertas as inscrições para o 2º Fórum Práticas de Excelência do IBES e 2º Encontro da Geração de Excelência.

 

Vamos aprender mais com o Canal de Excelência em Saúde?

Neste episódio Alexia Costa comenta um estudo sobre o impacto emocional em profissionais de cuidados paliativos

 
 
Participe do Capacitação em Experiência do Paciente e Cuidado Centrado no Paciente
Inscreva-se já!

 
 
Fonte: Organização Pan-Americana da Saúde