Ícone do site Grupo IBES

Suicídio em adolescentes

Suicídio em adolescentes: o que os pais precisam saber

Seu filho está em risco de suicídio? Embora nenhum adolescente esteja imune, existem fatores que podem tornar alguns adolescentes mais vulneráveis ​​do que outros. Entenda como saber se seu filho adolescente pode ser suicida e onde procurar ajuda e tratamento.

O que torna os adolescentes vulneráveis ​​ao suicídio?

Muitos adolescentes que tentam ou morrem por suicídio têm uma condição de saúde mental. Como resultado, eles têm problemas para lidar com o estresse de ser adolescente, como lidar com rejeição, fracasso, rompimentos, dificuldades escolares e turbulências familiares. Eles também podem ser incapazes de ver que podem mudar suas vidas – e que o suicídio é uma resposta permanente, não uma solução, para um problema temporário.

Quais são os fatores de risco para o suicídio de adolescentes?

Um adolescente pode se sentir suicida devido a certas circunstâncias da vida, como:

Leia também: Confira as novas diretrizes de prevenção do suicídio, da OMS

Nos EUA, as tentativas de suicídio são mais comuns em meninas adolescentes do que em meninos. Mas os meninos são mais propensos a morrer por suicídio do que as meninas.

Quais são os sinais de alerta de que um adolescente pode ser suicida?

Sinais de alerta de suicídio adolescente podem incluir:

O que devo fazer se suspeitar que meu filho adolescente é suicida?

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas diariamente. Se você acredita que seu filho adolescente está em perigo imediato, ligue 188.

Se você suspeitar que seu filho adolescente pode estar pensando em suicídio, fale com ele imediatamente. Não tenha medo de usar a palavra “suicídio”. Falar sobre suicídio não vai plantar ideias na cabeça do seu filho adolescente.
Peça ao seu filho adolescente para falar sobre seus sentimentos e ouça. Não descarte seus problemas. Em vez disso, tranquilize seu filho adolescente de seu amor. Lembre seu filho adolescente de que ele pode resolver o que estiver acontecendo – e que você está disposto a ajudar.

Além disso, procure ajuda médica para o seu filho adolescente. Peça ao médico do seu filho para orientá-lo. Adolescentes que estão se sentindo suicidas geralmente precisam consultar um psiquiatra ou psicólogo experiente em diagnosticar e tratar crianças com problemas de saúde mental.

O médico vai querer obter uma imagem precisa do que está acontecendo a partir de uma variedade de fontes, como o adolescente, pais ou responsáveis, outras pessoas próximas ao adolescente, relatórios escolares e avaliações médicas ou psiquiátricas anteriores.

O que posso fazer para evitar o suicídio de adolescentes?

Você pode tomar medidas para ajudar a proteger seu filho adolescente. Por exemplo:

Fonte: Mayo Clinic. Teen suicide: What parents need to know

Fonte da imagem: Freepik

Sair da versão mobile