[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

A diretriz visa orientar os profissionais de saúde na elaboração do plano para gerenciamento do uso de antimicrobianos

antimicrobianos
Visando orientar os profissionais de saúde na elaboração e implementação de programas de gerenciamento do uso de antimicrobianos nos serviços de saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, publicou o documento “Diretriz Nacional para Elaboração de Programa de Gerenciamento do Uso de Antimicrobianos em Serviços de Saúde”.
 
Leia também: Anvisa publica guia de resistência microbiana em serviços de saúde
 
O manual foi elaborado pela Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde – GVIMS e a Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde – GGTES.
A publicação é uma das ações do Plano Nacional para a Prevenção e o Controle da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde que, por sua vez, faz parte do Plano de Ação da Vigilância Sanitária em Resistência aos Antimicrobianos elaborado pela Anvisa.
O documento segue as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), e demarca o papel da vigilância sanitária nos esforços brasileiros de enfrentamento à resistência aos antimicrobianos.
 
Leia também: Proteger pacientes contra resistência microbiana: orientações a profissionais de saúde
 
A diretriz foi desenvolvida para apresentar, de maneira abrangente, os elementos fundamentais de um programa que deve ser adaptado de acordo com a realidade, as necessidades locais, os perfis epidemiológico e microbiológico, as barreiras e os recursos do hospital ou serviço de atenção básica, visando o uso ótimo de antimicrobianos nos ambientes institucionais.
Para realizar o download do Manual, basta entrar no link http://www.ibes.med.br/artigos/ e selecionar o item 18 – Diretriz Nacional para Elaboração de Programa de Gerenciamento do Uso de Antimicrobianos em Serviços de Saúde
Você pode acompanhar mais informações sobre resistência microbiana no Canal de Excelência em Saúde do Youtube.
No vídeo CEES #025 – Como programas de manejo de antimicrobianos podem impactar positivamente, nossa diretora Alexia Costa comenta um estudo em que o manejo de antimicrobianos pode ter impacto positivo. Clique no vídeo abaixo e assista.

Participe do XXVI Curso de Formação de Avaliadores IBES | Metodologia SBA/ONA em São Paulo
Inscreva-se já!
XXVI-Curso-de-Formação-de-Avaliadores-IBES-Site
 
 
 
Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA