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Um escritório ou núcleo da qualidade é uma instância criada por qualquer organização de saúde (hospitalar ou não) que tem como principal objetivo a coordenação e o monitoramento da atividades voltadas à gestão da qualidade.

Outros objetivos são:

  • definir e implantar a política da qualidade (conjunto de diretrizes que definem como o objetivo será atingido)
  • ser um catalisador da mudança da cultura da organização
  • elevar a segurança e a qualidade dos processos
  • mapear processos,
  • mapear e gerenciar as interações sistêmicas dos processos
  • definir, revisar, disponibilizar e validar procedimentos operacionais,
  • criar fluxos de trabalho,
  • capacitar pessoas sobre gestão da qualidade e acreditação
  • coordenar a atuação de comitês/comissões institucionais
  • estimular o uso de ferramentas da qualidade, especialmente pelos líderes dos processos.
  • capacitar as pessoas para o uso e análise de indicadores de performance
  • realizar auditorias internas
  • realizar auditorias clínicas
  • coordenar as atividades e visitas de avaliação voltadas para certificação e acreditação.
  • acompanhar os objetivs estratégicos
  • alinhar, junto ao Núcleo de Segurança do Paciente, as ações voltadas à segurança do paciente (tais como protocolos de prevenção e tratamento, monitoramento e análise de eventos adversos, etc).

Usualmente é formado por um líder, analistas e outros profissionais de caráter administrativo, bem como profissionais que atuam na assistência ao paciente.

A quantidade e a capacitação/habilitação dos profissionais que trabalham no escritório da qualidade poderá variar de acordo com o tamanho e a complexidade da organização.

 

 



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