[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Foi divulgado hoje um interessantíssimo artigo dos renomados Robert Wachter, Gary S. Kaplan, Tejal Gandhi, e Lucian Leape. No mesmo, eles abordam os passos para se atingir a transparência nas organizações, e por onde começar. Segue abaixo parte do texto, para uma importante reflexão:


O artigo Shining a Light: Safer Health Care Through Transparency oferece mais de três dezenas de recomendações para os líderes de organizações, médicos e pacientes, e os órgãos reguladores e de acreditação. Eles abordam um vasto leque de questões, desde a melhoria nas maneiras com que nós coletamos dados de segurança e elaboramos relatórios para a criação e manutenção de culturas de segurança em organizações, até como assegurar que os pacientes tenham informação imparcial, confiável e compreensível para fazer escolhas relativas ao seu cuidado.
No âmbito organizacional, há muito que os líderes podem fazer rapidamente e com baixo custo para começar o movimento em direção a uma maior transparência:
1) Criar culturas organizacionais que suportam a transparência em todos os níveis.
2) Rever dados do desempenho da segurança de forma freqüente e proativa.
3) Fornecer aos pacientes e familiares as informações confiáveis ​​de uma forma que seja útil para eles (incluindo o acesso aos seus registos médicos).
4) Incluir pacientes nos rounds multiprofissionais à beira-leito.
5) Prontamente prover aos pacientes e familiares informação completa sobre qualquer dano resultante do seu tratamento, seguido de desculpas e resolução justa.
6) Fornecer apoio organizado para pacientes, familiares, e os clínicos envolvidos em um incidente de segurança.
7) Compartilhar lições e adotar as melhores práticas de organizações pares.
A amplitude e a profundidade das recomendações contidas no relatório refletem o fato de que alcançar a verdadeira transparência nos cuidados de saúde vai exigir trabalho por parte de quase todos. A colaboração é essencial. Será que vai ser fácil? Não. Pode acontecer durante a noite? Certamente não. Mas, como nossos exemplos demonstram, podemos começar. Transparência que permeia o sistema de saúde começa com uma pessoa em uma organização acreditar em sua importância e comprometendo-se a torná-lo uma realidade.

FONTE:
You Can’t Understand Something You Hide: Transparency As A Path To Improve Patient Safety
Robert Wachter, Gary S. Kaplan, Tejal Gandhi, and Lucian Leape
June 22, 2015