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Cada vez mais, as organizações de saúde estão sendo exigidas a demonstrar responsabilidade e compromisso com pacientes e sociedade, através do monitoramento e demonstração dos principais indicadores de desempenho. Neste processo de gerenciamento e análise, as instituições precisam demonstrar que estão seguindo práticas seguras, eficientes, de alta qualidade, visando melhores resultados e a melhoria contínua.

A partir desta exigência, o Sydney Children’s Hospitals Network desenvolveu recentemente um portfólio sobre os principais indicadores de desempenho para o cuidado pediátrico. Para selecionar os itens, a instituição contou com a colaboração de outros hospitais australianos e se baseou em sua missão: “Trabalhar em parceria para aprimorar a saúde e bem-estar das crianças, principalmente, em situações mais precárias, por meio da assistência, pesquisa, educação e discussão”.

 

Confira também: 7 Desafios da gestão de indicadores para a segurança do paciente

 

Durante a análise, foram identificados 328 indicadores de desempenho. Destes, foram votados e selecionados como os 20 mais importantes, pela Liderança dos hospitais:

  1. Tempo de espera para o encaminhamento apropriado do paciente;
  2. Cumprimento total da higiene das mãos;
  3. Cumprimento do treinamento obrigatório;
  4. Tempo de espera para o encaminhamento urgente apropriado;
  5. Infecções hospitalares adquiridas;
  6. Admissões ao departamento de emergência potencialmente preveníveis com acompanhamento do médico do paciente (ex: gastroenterite, asma, eczema);
  7. Internação não planejada durante a noite para cirurgia ou procedimento (que apenas é realizado durante o dia);
  8. Acesso à saúde mental e eficiência do serviço;
  9. Dia da internação para cirurgia como um percentual do total de cirurgias;
  10. Admissões preveníveis (ex: lesões, afogamento, quedas, doenças preveníveis por vacinação);
  11. Internações preveníveis;
  12. Porcentagem de obesidade na infância;
  13. Consumo da equipe (ex: pagamento de horas extras);
  14. Cumprimento dos registros assistenciais;
  15. Serviços para acesso das populações prioritárias;
  16. Tempo médio para análises éticas completas;
  17. Representação do consumidor nos comitês da organização;
  18. Acidentes ocupacionais;
  19. Mortalidade infantil;
  20. Taxa de turnover da equipe pediátrica.

 

Gerenciar estes indicadores-chave exige tempo, esforço, gasto e coragem da organização. Contudo, tal abordagem permite aprimorar diversos pontos institucionais, referentes à segurança e qualidade. É desafiador, mas o resultado compensa.  A lista elaborada e publivcada neste estudo pode servir de benchmark para outras organizações ou serviços de saúde com atendimento pediátrico.

 

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Melhorar o sistema de saúde com reportes e indicadores de desempenho: ganho real ou trabalho inútil? Descubra a seguir:

 

Referência:

Christopher Elliot; Cheryl Mcullagh; Michael Brydon; etc. Developing key performance indicators for a tertiary children’s hospital network. Journal of the Australian Healthcare & Hospitals Association. Agosto de 2018.



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