[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Em parceria com a UniCEUB, o Conselho Federal de Enfermagem publicou o Manual de Direitos Humanos para a Enfermagem. Os valores e os compromissos éticos dos profissionais da Enfermagem, assim como os direitos, partem do mesmo ponto: a dignidade humana. Embora os direitos humanos não sejam uma linguagem corrente da Enfermagem, o preceito que baliza a prática da enfermagem – a busca do bem- estar do paciente e da comunidade – é consistente com aqueles em que se funda a Declaração Universal de Direitos Humanos.
 
QUERO ME INSCREVER NO II FÓRUM DE PRÁTICAS DE EXCELÊNCIA EM SEGURANÇA DO PACIENTE E II ENCONTRO DA GERAÇÃO DE EXCELÊNCIA
 
O Manual tem como base a abordagem baseada nos direitos humanos e sua interconexão com a prática da Enfermagem, de modo a propiciar aos profissionais a identificação dos instrumentos normativos que lhes permitem o enfrentamento de situações cotidianas de violação de direitos humanos, tais como, o exercício da Enfermagem em condições desumanas e degradantes e a efetivação dos cuidados de saúde de populações vulneráveis.
 
Leia também: Justiça nega ação movida contra os consultórios de Enfermagem
 
Segundo o documento, a interface entre Enfermagem e direitos humanos deve ser compreendida sob a perspectiva do referencial internacional dos direitos humanos e do Código de Ética dos Enfermeiros do Conselho. Além disso, estabelece a obrigação dos enfermeiros de salvaguardar, respeitar, e promover, ativamente, os direitos humanos relacionados aos cuidados em saúde e ressalta que os enfermeiros são responsáveis por suas ações e omissões em proteger os direitos humanos.
Faça o download do Manual de Direitos Humanos para a Enfermagem clicando aqui
 

Conhece o Canal de Excelência em Saúde?

Neste episódio, Aléxia Costa comenta o impacto que o direcionamento de enfermagem tem na segurança do paciente

 
Participe do próximo Capacitação em Experiência do Paciente e Cuidado Centrado no Paciente
Inscreva-se já!

 
Fonte: Site do Conselho Federal de Enfermagem



Deixe um comentário