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9 Ações para diminuir a violência relacionada com o trabalho em hospitais

A violência relacionada ao trabalho em hospitais é uma questão complexa e crescente que tem custos pessoais, sociais e econômicos significativos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. As estimativas variam, no entanto, foi sugerido que até 98% dos funcionários do departamento de emergência sofrem formas físicas ou verbais de violência ocupacional (Cabilan et al., 2020) e que entre 8% e 38% de todos os profissionais de saúde sofrerão violência física durante suas carreiras (Organização Mundial da Saúde, 2020).

Pesquisas recentes sugerem que o problema é de escala semelhante na Australia, onde uma pesquisa com enfermeiras e parteiras descobriu que quase metade havia sofrido um episódio de violência na semana anterior (Pich et al., 2019). Globalmente, observou-se que as agressões a profissionais de saúde têm aumentado nas últimas duas décadas (Mento et al., 2020).

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Claramente, a ação é necessária; no entanto, a complexidade da violência relacionada ao trabalho em ambientes hospitalares é tamanha que é extremamente difícil de entender e gerenciar. Embora várias formas de intervenção tenham sido implementadas globalmente, os níveis de sucesso variam bastante. Mais trabalho é necessário para formar uma visão mais holística para a total compreensão do tema e desenvolver novas formas de intervenção.

O pensamento sistêmico é uma abordagem que atualmente está recebendo atenção significativa no campo da ciência da segurança. Os métodos de pensamento sistêmico podem auxiliar na resposta a problemas complexos relacionados à segurança, pois podem ser usados para desenvolver análises aprofundadas do sistema no qual ocorre um problema e identificar quais componentes do sistema interagem para criar o problema. Isso fornece uma descrição detalhada dos fatores contributivos e apoia a identificação de ‘pontos de alavancagem’ no sistema onde as intervenções podem ter grandes efeitos. Uma consideração mais holística dos sistemas hospitalares e dos fatores subjacentes à violência relacionada ao trabalho pode apoiar o desenvolvimento de novas intervenções que vão além do perpetrador e das vítimas para considerar o próprio sistema hospitalar mais amplo.

O alto número de fatores contributivos identificados também indica que existem múltiplas redes causais diferentes que interagem para criar violência relacionada ao trabalho. Em resumo, há muitas maneiras pelas quais a violência relacionada ao trabalho pode surgir.

Melhorar a prevenção e gestão da violência relacionada com o trabalho não será um esforço simples e que serão necessárias múltiplas intervenções em todos os níveis do sistema hospitalar. Em suma, são necessárias mudanças fundamentais no sistema de configurações hospitalares, focados em nove temas-chave a seguir:

1. Gestão de riscos

Refere-se às diretrizes, ferramentas e processos usados para gerenciar os riscos associados à violência relacionada ao trabalho em ambientes hospitalares. Fatores específicos incluem políticas e procedimentos relacionados ao gerenciamento de riscos, avaliação de riscos, ferramentas, planos de gerenciamento de risco e o orçamento alocado para apoiar atividades de gestão do risco.

2. Pessoal suficiente e capaz

Refere-se ao recrutamento, treinamento, escalação e retenção de pessoal suficientemente qualificado para apoiar a prevenção e gestão da violência relacionada ao trabalho em ambientes hospitalares. Exemplos incluem processos de recrutamento, níveis salariais, treinamento e educação, escalação e planejamento, escassez de pessoal e níveis de conhecimento, habilidade e experiência de profissionais de saúde.

3. Resposta a Incidentes Oportuna e Eficaz.

Refere-se a um conjunto de fatores que impedem uma resposta oportuna e eficiente a incidentes de violência relacionados ao trabalho, incluindo políticas e procedimentos de resposta a incidentes, treinamento e educação de pessoal, conhecimento, habilidades e experiência de profissionais de saúde e fatores relacionados à segurança e cuidados de saúde e pessoal assistente de segurança incluindo conhecimento, habilidades e experiência, carga de trabalho e definição de função.

4. Promover a segurança e dignidade dos pacientes e profissionais de saúde

Refere-se a um conjunto de fatores relacionados com o equilíbrio entre a necessidade de promover a segurança e a dignidade dos doentes e dos profissionais de saúde. Os fatores incluem a priorização da segurança do paciente sobre a segurança da equipe, cultura, atitude gerencial e tomada de decisão, e conhecimento, habilidades, experiência e atitudes dos profissionais de saúde.

5. Relatórios de Incidentes e Sistemas de Aprendizagem

Refere-se a um conjunto de fatores relacionados à qualidade dos sistemas de aprendizado de relatórios de incidentes usados, seus resultados e até que ponto o aprendizado ocorre. Isso inclui as diretrizes, políticas e procedimentos do sistema de comunicação e aprendizado de incidentes, o design do sistema de relatórios de incidentes, os recursos disponíveis para dar suporte a relatórios apropriados e eficazes, resposta a relatórios de incidentes e uso de investigações e auditorias, e os conjuntos de habilidades de relatores e investigadores de incidentes.

6. Gerenciando o risco de pacientes com alta propensão à violência

Refere-se a um conjunto de fatores que influenciam a forma como os pacientes com uma alta propensão conhecida para a violência são gerenciados, incluindo padrões nacionais e códigos de prática para violência relacionada ao trabalho, restrições orçamentárias, conhecimento, habilidades e experiência da equipe de profissionais de saúde e segurança, escalação, atendimento, planos e planos de ação, cultura, comunicação e equipamento de segurança.

7. O Projeto de Ambientes Hospitalares

Refere-se a um conjunto de fatores relacionados ao projeto de ambientes hospitalares, incluindo diretrizes de projeto, padrões e processos, o projeto físico dos próprios espaços hospitalares, móveis e acessórios e restrições orçamentárias em torno do projeto hospitalar.

8. Colaboração, Consulta e Coordenação em todo o Sistema

Refere-se a um conjunto de fatores que interagem para limitar a colaboração, consulta e coordenação em todo o sistema hospitalar. Os exemplos incluem cultura, comunicação e trabalho em equipe, falta de consulta ao fazer alterações em políticas e procedimentos e silos em todo o sistema hospitalar.

9. Atitudes e Comportamentos Públicos em relação aos Profissionais de Saúde

Refere-se a um conjunto de fatores que influenciam as atitudes e comportamentos do público em relação aos profissionais de saúde, incluindo atitudes sociais em relação aos profissionais de saúde, níveis crescentes de raiva social, preconceitos do paciente, atitudes e estados mentais, abuso de substâncias, atitudes de membros da família e questões relacionadas a questões culturais e diversidade religiosa.

Fonte da imagem: Freepik

Fonte: Violência relacionada ao trabalho em ambientes hospitalares University of the Sunshine Coast, Queensland, Austrália.



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