[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

robosemcirurgiasEstá em discussão no Ministério da Saúde a implantação de tecnologia robótica no Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto vai estudar o uso da tecnologia para tornar os procedimentos cirúrgicos mais precisos e menos invasivos.

Hoje, o Ministério da Saúde já fornece incentivos fiscais para o desenvolvimento de projetos que utilizem a tecnologia robótica, além de investir em dois programas em São Paulo – um no Instituto do Câncer de São Paulo (Icesp) e outro no Instituto Nacional de Câncer (Inca).

O robô é um aparelho comandado pelo cirurgião que permite alta precisão, reduz o tempo de duração dos procedimentos e facilita manipulação de áreas de difícil acesso.

O uso da robótica para esse tipo de procedimento é uma prática consolidada em países desenvolvidos. Nos Estados Unidos, por exemplo, há mais de 3500 robôs em unidades hospitalares para cirurgias de alto grau de complexidade. Se implementado no Hran, o projeto será o primeiro a disponibilizar a tecnologia em um hospital no Centro Oeste.

A proposta está sendo elaborada pelo HRAN e deverá ser submetida ao Ministério da Saúde para avaliação. Se aprovado entrará em fase de instalação para ser testado por um período de aproximadamente três anos.

 

Leia também

Autoridade técnica do farmacêutico é reafirmada por quatro decisões

ANS esclarece o projeto polêmico de planos populares

A gestão de leitos tem que decolar – Por Christian Hart

Resolução que proibido o uso de Mercúrio e pó para liga dentária é publicada