[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

ONB6PM0A Portaria COFEN n° 1759 de 2015, designou um Grupo de Trabalho (GT) para criação de um Selo da Qualidade, coordenado pelo Dr. Sérgio Luz (membro do Comitê de Certificação do IBES), tendo como membros: Márcia Simão Carneiro, Gláucia Carmona Arrojo, Margareth Queiroz Brito Trabuco, Márcia Martins e Vanice Costa (Presidente do IBES). Na época, observou-se, por meio do Departamento de Fiscalização, que inúmeras denúncias evoluíam para processo ético em razão de questões relativas à gestão do Serviço de Enfermagem. Exemplo:

– Falha nos processos, que não permitem a segurança adequada dos pacientes.

– Inexistência de controle de recursos físicos e materiais.

– Programas ineficazes de comunicação.

– Condução e provisão ineficientes de profissionais.

– Ausência de programas de desenvolvimento profissional.

– Aplicação inadequada de subvenções e recursos financeiros, dentre outros.

 

A criação do Selo da Qualidade – Cofen, está efetivada pela Resolução Cofen n° 520/2016. O objetivo do Selo da Qualidade é reconhecer e estimular o desenvolvimento da Gestão de Enfermagem pelas boas práticas estabelecidas no âmbito da qualidade, contribuindo para melhoria dos resultados da instituição, satisfação dos profissionais e uma assistência segura.

A adesão é voluntária e o processo para inscrição do Hospital irá ocorrer a partir do segundo semestre de 2017 nos Conselhos Regionais que aderirem ao Selo da Qualidade – Cofen.

O Manual Selo da Qualidade/Cofen apresenta o método, critérios e itens de avaliação para a concessão do Selo.

A atualização do Manual será anual e validada no FNQ – Fórum Nacional da Qualidade, evento que irá ocorrer paralelo ao CBCENF.

O Conselho Regional e os hospitais interessados podem realizar download do manual e se prepararem para o processo, as inscrições começam no segundo semestre de 2017.

O Objeto do Selo é reconhecer e estimular o desenvolvimento da Gestão de Enfermagem pelas boas práticas estabelecidas no âmbito da qualidade, contribuindo para melhoria dos resultados da instituição, satisfação dos profissionais e uma assistência segura

A participação do IBES

Para mim, é um imenso privilégio poder contribuir para a construção da estrutura do Selo, trazendo a bagagem de avaliação e certificação que fazem parte da minha diretoria, no IBES. Isso reafirma o nosso compromisso com a gestão da qualidade no país”, afirma Vanice Costa, Predidente e Diretora de Certificação do IBES – Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde, Instituição Acreditadora (IAC) do Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA/ONA).

O Selo da Qualidade – Cofen, será amparado por 4 (quatro) dimensões:

  • – Comissão Nacional da Qualidade – CNQ
  • – Oficina de Capacitação para Avaliadores e Responsáveis Técnicos
  • – Rede de Melhores Práticas
  • – Fórum Nacional da Qualidade – FNQ

 

Comissão Nacional da Qualidade – CNQ.

A CNQ, foi nomeada por meio da Portaria 1452/2016 e tem por finalidade:

  • – Coordenação dos Grupos de Trabalho, nomeados nos conselhos regionais.
  • – Definição dos critérios de avaliação para concessão do Selo da Qualidade – Cofen.
  • – Organização da oficina de avaliadores e RTs.
  • – Coordenação da Rede de Melhores Práticas.
  • – Operacionalização do Fórum Nacional da Qualidade.

 

Oficina de Capacitação para Avaliadores e RT’s

Os avaliadores serão capacitados pela comissão em cursos presenciais. O avaliador designado pela presidência do conselho regional deverá atender ao perfil definido pela CNQ. A premissa é que o processo de avaliação seja realizado pelo grupo de trabalho local composto minimamente por 4 profissionais enfermeiros designados pela presidência do conselho regional. Cada instituição inscrita ou RT receberá uma senha para uma webaula, que estará disponível no endereço eletrônico do Cofen, sendo este um pré-requisito para continuidade no processo.

Rede de Melhores Práticas

A Rede de Melhores Práticas tem por finalidade disseminar e compartilhar experiências de projetos de novas práticas gerenciais exitosas que integram as Instituições contempladas com o Selo da Qualidade, por meio do endereço eletrônico da autarquia. No decorrer do segundo semestre de 2017, diante das avaliações que irão ocorrer, a CNQ – Comissão Nacional da Qualidade divulgará as melhores práticas.

Fórum Nacional da Qualidade – FNQ

O Fórum Nacional da Qualidade – FNQ é um evento anual patrocinado pelo Cofen, que será realizado paralelamente ao Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem – CBCENF. Tem a finalidade de oferecer aos gestores de Enfermagem abordagens teóricas e práticas de temas relativos aos modelos de gestão e qualidade. O FNQ também terá o papel de deliberação dos critérios estabelecidos para concessão do Selo da Qualidade, proposto pela CNQ. Vale ressaltar que o FNQ também terá como escopo a Sessão Pôster para a apresentação de trabalhos sobre práticas de gestão e qualidade. Como reconhecimento das melhores práticas apresentadas será concedida uma premiação.

Perspectivas, Critérios e Itens de Avaliação

Como método foram estabelecidas 06 perspectivas, 32 critérios e 122 itens de avaliação que formam a base valorativa para aferição do nível de aderência do modelo gerencial da Instituição candidata ao Selo da Qualidade – Cofen. Em relação ao sistema de pontuação, cada item de avaliação possui um peso numérico (0, 3, 6 ou 9) a ser considerado na pontuação da Instituição avaliada. O Selo da Qualidade – Cofen será concedido a cada Instituição avaliada que alcançar nota mínima igual ou superior a 75% e terá validade de três anos a partir da concessão, será mantido durante o período de vigência, desde que haja atendimento das regras instituídas para sua concessão.

Processo para concessão do Selo da Qualidade – Cofen

  • – Inscrição e critérios de elegibilidade
  • – Visita de avaliação
  • – Elaboração e validação do relatório
  • – Divulgação do Resultado

 

Benefícios

 

Os benefícios correspondem a todas as vantagens que serão obtidas pela Instituição que recebeu o Selo da Qualidade – Cofen. Envolvem a própria Instituição, bem como o Responsável Técnico do serviço. Destacam-se os principais benefícios:

  • – Diagnóstico dos pontos fortes e oportunidades de melhorias na gestão.
  • – Reconhecimento, Visibilidade e Credibilidade do sistema de gestão de enfermagem.
  • – Melhoria dos resultados nos processos de trabalho.
  • – Melhores condições de relacionamentos interdepartamentais do hospital.
  • – Aperfeiçoamento e ampliação dos conhecimentos.
  • – Disseminação das boas práticas gerenciais e assistenciais.
  • – Minimização de riscos, contribuindo para a segurança da assistência.

 

 

O Manual

Para fazer o download do Manual, acesse o artigo 41 no link: http://www.ibes.med.br/artigos/

 

Fale com a Comissão:

cnq@cofen.gov.br

 

 

Referência:

Site COFEN – Conselho Federal de Enfermagem