Qualificação dos Prestadores de Serviços de Saúde

Foram definidos, pela ANS, os atributos de qualificação relevantes para o aprimoramento da atenção à saúde oferecida pelos prestadores de serviços na saúde suplementar;
Será de inclusão e divulgação obrigatória, por parte das operadoras, dos atributos de qualificação de cada prestador de serviços em todo o seu material de divulgação sobre a rede assistencial, com o objetivo de aumentar o poder de avaliação e escolha por parte dos beneficiários dos planos de saúde. A ANS também visa estimular a adesão dos prestadores de serviços (profissionais e unidades de saúde) a programas que melhorem seus desempenhos e os qualifiquem.
São atributos de qualificação de prestadores de serviços o programa, o certificado, o processo de trabalho ou o vínculo institucional reconhecidamente associado à melhoria da qualidade na atenção à saúde que o prestador de serviços possua ou faça parte.
As operadoras de planos de saúde deverão disponibilizar em todos os seus canais de comunicação (portal na internet, livreto etc) informações sobre os atributos de qualificação dos prestadores que compõem sua rede assistencial. Os Atributos de Qualificação referentes a cada tipo de prestador de serviços são:

  • Prestadores de serviços hospitalares
  • acreditação de serviços de saúde com identificação da entidade acreditadora;
  • participação no Sistema de Notificação de Eventos Adversos – NOTIVISA – da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA; e
  • participação no componente Monitoramento da Qualidade dos Prestadores de Serviços na Saúde Suplementar (os indicadores referentes ao QUALISS se encontram no estágio de Avaliação Controlada).
  • Prestadores de serviços auxiliares de diagnóstico e terapia e clínicas ambulatoriais
  • acreditação de serviços de saúde com identificação da entidade acreditadora;
  • participação no NOTIVISA da ANVISA; e
  • participação no componente Monitoramento da Qualidade dos Prestadores de Serviços na Saúde Suplementar (os indicadores referentes ao QUALISS se encontram no estágio de Planejamento).

Para maiores informações sobre o processo de Diagnóstico e Acreditação de organizações de saúde, o IBES – Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde possui os canais www.ibes.med.br e [email protected]
 



2 Comentários

  • renato

    POR FAVOR , GOSTARIA DE SABER QUANDO ABRIRÃO INSCRIÇÕES, SE O CURSO É PRESENCIAL OU TEM EAD PARCIAL PELO MENOS, QUAL O VALOR DO INVESTIMENTO E A DURAÇÃO DO CURSO E QUE TIPO DE CERTIFICAÇÃO ELE DÁ ?

    • marketing IBES

      Oi Renato! Para saber mais informações sobre os nossos cursos presenciais e EAD, basta clicar em “Ensino e Capacitação” aqui no menu do nosso site. Ou se preferir, escreva para [email protected] especificando os cursos do seu interesse!

Deixe uma resposta