[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

O Ministério da Saúde brasileiro e do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz) promovem a 5ª edição do Mapeamento de Experiências Exitosas de Gestão Pública no campo de Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa iniciativa que pretende reconhecer, compartilhar e incentivar boas práticas para qualificar o cuidado com os idosos no Sistema Único de Saúde (SUS).

As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de agosto e podem ser feitas pelo site http://saudedapessoaidosa.fiocruz.br/inscricoes-2017. O resultado final será divulgado em 6 de outubro deste ano.

Experiências de diferentes níveis de cuidado serão aceitos, da atenção primária à atenção especializada e podem ser relacionadas, por exemplo, a Atenção Hospitalar, Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Atenção Domiciliar, Estratégia de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde.

Envelhecimento da população

Pela primeira vez na história, a expectativa de vida chegou a no mínimo 60 anos. Estima-se que até 2050 a população idosa, superior a 60 anos, seja cerca de 2 bilhões de pessoas.

Se as pessoas puderem experimentar anos extras de vida gozando de boa saúde e se viverem em um ambiente de apoio, sua capacidade de fazer aquilo que valorizam será pouco diferente da de uma pessoa mais jovem. Se esses anos adicionais forem marcados por grandes declínios na capacidade física e mental, as implicações para os idosos e para a sociedade serão mais negativas.

 

Notícias relacionadas
O que é cultura justa e como isso impacta na segurança do paciente?
Você sabe o que é experiência do paciente?
ONA inclui para avaliação no seu manual três novos tipos de serviços

 

bannersitev2-experienciadopaciente