O que é ACSA?Modelo de Certificação Acreditação ACSA

O Modelo de certificação europeu da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), tem como objetivo a melhoria contínua da qualidade do serviço de saúde e social baseado no sistema ACSA.

A Certificação das Instituições de Saúde é entendida como um processo através do qual é observado e reconhecido de que forma os cuidados de saúde que prestamos aos cidadãos respondem ao modelo de qualidade, com o objetivo de favorecer e promover a melhoria contínua em organizações de saúde, profissional, treinamento, etc.

O modelo de Certificação da ACSA é constituído por cinco Programas de Certificação que possuem uma estrutura semelhante e são elaborados com a participação dos profissionais do Sistema de Saúde através de Comitês Consultivos Técnicos. Esses comitês são formados por destacados profissionais do sistema de saúde, que contribuem com seus conhecimentos para a definição de padrões de qualidade e auxiliam os profissionais das instituições envolvidos no processo de certificação a identificar e aplicar os padrões da ACSA, facilitando sua participação na melhoria dos seus centros.

Sendo um modelo focado na promoção da melhoria contínua, os profissionais das instituições desempenham um papel vital no sucesso dos processos de certificação. Embora será aprofundado ao descrever a fase de auto-avaliação, é necessário ressaltar que não é observado apenas a qualidade do projeto, mas sim a qualidade que, com base em projetos estratégicos e planejados pela gestão, tem impacto na forma como os profissionais de saúde atuam transformando o planejamento em resultados. Portanto, a adesão na rotina de todos os profissionais aos padrões propostos pelo modelo de Certificação da ACSA é essencial.

Os Programas de Certificação compartilham uma estrutura semelhante e contemplam, de cada uma de suas perspectivas, as mesmas áreas-chave para gerenciamento de qualidade. Eles são articulados em cinco dimensões em torno das quais são agrupados os conteúdos dos diferentes programas:

I. O cidadão

II. Cuidados Integrados de Saúde

III. Os profissionais

IV. Áreas de apoio

V. Eficiência e Resultados

Características do modelo de Acreditação

O Modelo de Certificação ACSA possui as seguintes características:

  • É consistente com planos de gerenciamento e ferramentas para melhoria contínua: gerenciamento clínico, gerenciamento de processos, gerenciamento de competências e gerenciamento de conhecimento. Os planos referem-se as sugestões sobre melhores práticas e recomendações de especialistas, elementos de segurança, necessidades e expectativas de diferentes envolvidos com a saúde, planos de qualidade, etc.
  • Aborda a qualidade com foco integral, através de Programas de Certificação dirigidos aos envolvidos nos cuidados de saúde: Hospitais, Unidades de Gerenciamento Clínico, Emergências e Emergências, Unidades de Hemodiálise, Farmácia Comunitária, Laboratórios Clínicos, Centros de Imagem Diagnóstica, etc.
  • Progressivo: A certificação é um processo dinâmico, contínuo e evolutivo que não reflete apenas o que a instituição já aplica, mas o potencial de desenvolvimento e melhoria para crescer em qualidade.
  • O Modelo de Certificação começa a partir da definição de um padrão de referência (estándar) com o qual as Instituições de Saúde destinam-se a melhorar seus serviços ao cidadão e à implementação de ferramentas de gerenciamento de qualidade.

Fale Conosco

Formulário site IBES Instituto - Powered by Infusionsoft
 
 
 
 
Dados da Instituição
 

Nossos Reconhecimentos

selo-apcer-inet
selo-isqua-membership