Ministério da Saúde lança programa para acesso e o uso dos medicamentos ofertados pelo SUS

O Ministério da Saúde visando melhorar o acesso e o uso dos medicamentos ofertados no Sistema Único de Saúde (SUS), lançou o Programa Cuidados Farmacêuticos. O projeto será implementado inicialmente em São Paulo, Bahia e Distrito Federal, com foco nos pacientes portadores de hepatite e artrite reumatoide. Eles receberão orientações e acompanhamento sobre o uso racional de medicamentos.
 
Leia também: Justiça decide à favor da atuação de farmacêuticos na Farmácia Estética
 
Durante a apresentação do programa, foram anunciadas outras ações para a qualificação da assistência farmacêutica no SUS e a inclusão do código de identificação para farmacêuticos nos sistemas de atendimentos do SUS. A partir de fevereiro, será possível identificar se o paciente atendido recebeu orientações de farmacêuticos ou de outros profissionais durante o atendimento. Hoje, não existe uma base de dados que identifique em quais funções esses profissionais estão atuando. A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) possibilitará saber quais procedimentos são feitos pelos farmacêuticos nos serviços de saúde.
 
Leia também: Duas novas publicações são lançadas pelo CFF sobre Farmácia Magistral
 

Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica

Será ampliado o número de municípios que recebem o repasse financeiro para melhoria das farmácias locais. Cerca de 629 municípios também passaram a receber a verba para investimento na contratação de profissionais e a aprimoramento dos serviços das farmácias locais. Atualmente 1.580 municípios recebem o recurso. A expectativa é que até o final de 2018 mais 808 municípios passem a receber.
 

Vamos relembrar mais um vídeo do Canal de Excelência em Saúde ?

No vídeo CEES #028 – Afinal, a Acreditação pode aumentar a segurança no uso de medicamentos?, Aléxia Costa aborda sobre o aumento da segurança no uso do medicamento através da acreditação.

 
Participe do curso XXVII Curso De Formação De Avaliadores IBES | Metodologia SBA/ONA – São Paulo
Inscreva-se já!

 
 
Fonte: Portal da Saúde, escrito por Gabriela Rocha