Ministério da Saúde lança edital para formar 250 mil técnicos em enfermagem

Está publicado o edital para instituições públicas e privadas de ensino, que ofertam o curso de técnico em enfermagem e desejam se credenciar ao Programa de Formação Técnica para Agentes de Saúde (PROFAGS), do Ministério da Saúde.
A medida faz parte da nova Política Nacional da Atenção Básica (PNAB) e visa capacitar 250 mil agentes comunitários de saúde, atribuindo a estes profissionais mais atividades.
 
Leia também: Precisamos levar a Segurança do Paciente para a atenção primária!
 
O edital está disponibilizado, na íntegra, no endereço eletrônico www.saude.gov.br, e também poderá ser lido e/ou obtido no endereço Ministério da Saúde, Esplanada dos Ministérios – Bloco G, Edifício Anexo, ala “A”, sala 339, nos dias úteis, no horário das 8:00 às 12:00 e de 14:00 às 18:00, ou pelo e-mail [email protected].
O Ministério da Saúde investirá R$ 1,25 bilhão na formação dos agentes. Espera-se que até março os agentes comunitários já possam iniciar o curso que terá duração de 2 anos.
Atualmente, segundo estimativa do Ministério, até 30% dos agentes que atuam no SUS já possuem a formação em Técnico em Enfermagem.
 
Leia também: Confira os 6 novos Protocolos Clínicos de encaminhamento da Atenção Básica para a Especializada
 

Cuidados na atenção básica

A Atenção Básica é a principal porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde investiu e investirá na ampliação dos serviços à população em todo o Brasil. Foi destinada uma verba para o Piso de Atenção Básica Fixo (PAB Fixo) com base na atualização da população dos municípios, segundo cálculos do IBGE.  Também foi destinada verba para o credenciamento/habilitação de novos serviços.
Cerca de 80% dos problemas de saúde podem ser resolvidos na atenção básica, por isso a importância de se investir no atendimento primário. Atualmente, 70% da população brasileira recebe cobertura da Atenção Básica, com 41.668 UBS funcionando, atuação de 264.188 Agentes Comunitários de Saúde e 41.991 Equipes de Saúde da Família.
 

Vamos relembrar mais um vídeo do Canal de Excelência em Saúde ?

No vídeo CEES #094 – Como melhorar a segurança na atenção primária?,  Aléxia Costa comenta um estudo sobre estratégias para a melhoria da segurança do paciente.
 

 
Inscreva-se para a próxima edição do Curso de Atualização Técnico-Científica sobre o Manual ONA OPSS Versão 2018

 
Fonte: Portal da Saúde – Escrito por Victor Maciel, Da Agência Saúde 



Deixe uma resposta