OMS lança manual para gestores de saúde sobre violência contra mulher

Home healthcare nurse holds senior woman's hands. Consoling. Kindness.
Considerada um grande problema de saúde pública, violência contra a mulher pode ser física, sexual e psicológica por parte do parceiro e também violência sexual por parte de não parceiros. Estima-se que uma em cada três mulheres em todo o mundo já sofreram violência, cometida principalmente pelo parceiro.
 
Leia também: Nova lei pretende organizar atendimento do SUS em casos de mulheres e vítimas de violência doméstica
 
Sabendo que os prestadores de serviços de saúde tem um papel fundamental na identificação de  mulheres vítimas de violência, a OMS lançou um novo manual para ajudar os gestores de saúde e os decisores políticos a fortalecer os sistemas de saúde e oferecer uma melhor qualidade de atendimento às mulheres sujeitas à violência.

O Manual

 
O manual se baseia nas diretrizes clínicas e políticas da OMS para responder à violência por parte de parceiros e violência sexual contra mulheres (2013). Também fornece orientações aos gestores de saúde e aos formuladores de políticas para o planejamento, gerenciamento e monitoramento de serviços, com o intuito de atender às necessidades de saúde física e psicológica de mulheres e meninas, bem como para garantir que as necessidades atuais de segurança, apoio e saúde mental sejam abordadas.
Embora o cuidado com as mulheres submetidas à violência necessite estar disponível em todos os níveis da assistência médica, a OMS recomenda que sejam integrados nos cuidados de saúde primária. Os serviços de saúde também proporcionam uma oportunidade importante para conectar as mulheres a outros serviços sociais e jurídicos de apoio.
 
Leia também: Violência contra a mulher é problema de saúde pública e conta com dados alarmantes!
 
Para realizar o download do Manual, basta entrar no link http://www.ibes.med.br/artigos/ e selecionar o item 87 Strengthening health systems to respond to women subjected to intimate partner violence or sexual violence
Vamos relembrar mais um vídeo do Canal de Excelência em Saúde do Youtube?

CEES #094 – Como melhorar a segurança na atenção primária?,  comenta um estudo sobre estratégias para a melhoria da segurança do paciente. Clique no vídeo abaixo e assista.


Fonte: Site OPAS/OMS
banner-site-Auditores-internos