Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP é acreditado ONA-IBES

Inaugurado em 1944, foi o primeiro prédio do Complexo do Hospital das Clínicas, maior complexo hospitalar da América Latina. Atualmente conta com uma área de cerca de 165 mil metros quadrados, distribuídos em 10 andares, 800 leitos de enfermaria e 108 leitos de UTI (com ampliação futura de mais 75 leitos). Realiza cerca de 3.100 internações e mais de 2200 cirurgias mensalmente, além de 50 transplantes.

É um dos principais pólos de ensino, pesquisa e assistência, abrigando a maioria das especialidades de clínicas médicas e cirúrgicas (mais de 30) e onde está localizada a Unidade de Emergência Referenciada, que presta atendimento aos casos de alta complexidade. Possui um heliponto que atende ao helicóptero “Àguia” da Polícia Militar.

Também engloba o Prédio dos Ambulatórios (PAMB), que oferece tratamento a pacientes ambulatoriais, além de contar com áreas de apoio diagnóstico e terapêutico. O PAMB possui 10 andares e 400 consultórios médicos, atendendo mais de 62.500 consultas médicas e 20.300 consultas multidisciplinares por mês.
Na área assistencial, atua por meio de ações de promoção da saúde, prevenção das doenças, atenção médico-hospitalar no nível terciário de complexidade e reabilitação de sequelas após o tratamento das doenças. Na área acadêmica, desenvolve cursos de graduação e pós-graduação senso lato e senso estrito. Na área de pesquisa, atua em todos os ramos das ciências da saúde, por meio de seus Laboratórios de Investigação Médica.
Foram destaques como Pontos Fortes no processo de Acreditação:

  • Programa de avaliação de desempenho de fornecedores de serviços, alinhado ao acompanhamento sistemático do cumprimento de cláusulas dos contratos.
  • Projeto de gerenciamento de estoques (Gestão de Suprimentos), através da metodologia Kanban e monitorização em tempo real das unidades assistenciais via GLPI.
  • Envolvimento da alta Direção com a gestão da Qualidade.
  • Implantação do Projeto 5S na totalidade dos processos administrativos e assistenciais.
  • Ações para divulgação das 6 metas de segurança e Códigos azul e amarelo.
  • Campanha “Jeito HC de atender” e “Jeito HC de liderar”.
  • Prêmio “Mario Covas” de reconhecimento ao atendimento de 60.000 receitas para entrega de medicação à população.
  • Time de Resposta Rápida, com Inclusão de profissional pediatra nos atendimentos para pacientes menores de 16 anos.
  • Acompanhamento do resultado terapêutico dos pacientes de Cuidado Paliativo.
  • Engajamento da alta administração até o operacional no processo de mudança de cultura para a qualidade e segurança da assistência.

Parabéns, ICHC!!!
Informações: http://www.hc.fm.usp.br/index.php…