O QUE É

Atividade de avaliação das organizações, serviços e programas da saúde, sem fins de certificação, por meio da aplicação da metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação e do Manual Brasileiro de Acreditação específico. Tem como finalidade identificar as fragilidades da organização ou serviço de saúde, frente aos Padrões do Manual da ONA versão 2014, para que a visita de avaliação para Acreditação possa ser programada após a finalização das possíveis não-conformidades evidenciadas. O tempo entre o Diagnóstico e a Acreditação não é definido, sendo a definição da data uma opção da própria organização de saúde.

É uma atividade facultativa para a organização, serviço ou programa da saúde, independente do processo de certificação. A organização recebe uma Declaração de Diagnóstico Organizacional emitida pela ONA.

 

QUEM EXECUTA

Avaliadores habilitados e qualificados (todos com aprovação no Exame da ONA), que compõem a equipe do IBES – Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde.  Especialistas são alocados conforme as especificidades e complexidade da organização de saúde.

 

ETAPAS

1)    Contatar o IBES ([email protected]).

2)    Preencher o Questionário Preliminar disponibilizado pelo IBES, para coleta de dados específicos ao perfil da instituição.

3)    Enviar o Questionário Preliminar preenchido, junto número do CNES, Licença Sanitária e número do CNPJ.

4)    Aguardar a Proposta Comercial e informar o aceite ao IBES.

5)    Recolher a taxa de inscrição para o processo de Diagnóstico Organizacional junto à ONA e a taxa de visita do IBES, antes do processo de avaliação.