Conheça os diferenciais da Acreditação pela ACSA

Você com certeza já ouviu falar da ACSA. O modelo de certificação internacional europeu, chegou ao Brasil no final do ano passado em parceria entre IBES e ACSA.

Criada em 2002, a ACSA certificou cerca de 1.000 centros e unidades, mais de 15 mil profissionais e mais de 45 mil treinamentos continuados. É uma das poucas metodologias de Acreditação que possui os 3 selos de Acreditação da ISQua (International Society for Quality in Healthcare): Acreditação da Organização, dos Manuais e do Modelo de Treinamento dos Avaliadores.
Agora que você já conhece a ACSA, queremos apresentar os principais diferenciais da organização que a tornam um excelente modelo para sua instituição. Confira!

 

QUERO ME INSCREVER NO II FÓRUM DE PRÁTICAS DE EXCELÊNCIA EM SEGURANÇA DO PACIENTE E II ENCONTRO DA GERAÇÃO DE EXCELÊNCIA

 

Menor custo e maior benefício

Comparado com os outros processos de acreditação internacional, a ACSA é o melhor custo x benefício. A acreditação é válida por 5 anos e é realizado por uma equipe de avaliadores do IBES capacitada pelo modelo de treinamento ACSA (Acreditação ISQua Surveyor Training Programme).

Modelo de Autoavaliação prévia à Acreditação

A autoavaliação permite à organização ou serviço realizar uma análise detalhada dos seus pontos fortes e fracos, planejando ações de melhoria para a conformidade frente aos padrões e requisitos do Manual ACSA. Nesta etapa a instituição conta com o apoio de um Gestor de Projetos dedicado e todo Suporte Educacional Exclusivo e flexibilizado às necessidades de cada serviço ou organização.

Prazo para a Acreditação: 12 meses

Mesmo possuindo um altíssimo nível de qualidade, a metodologia é de fácil compreensão (através de inúmeros requisitos autoexplicativos que compõem cada padrão), o que facilita a conquista da conformidade.

 

Leia também: Como é o processo de acreditação da Metodologia ACSA

 

A Excelência dos Manuais ACSA

Cada um dos padrões e requisitos dos Manuais ACSA foi estudado, avaliado e revisado para a cultura brasileira, sem perder a essência.

Um Time exclusivo de profissionais do IBES realizou a tradução, garantindo informações fidedignas e alinhadas aos conceitos de gestão da qualidade já utilizados no Brasil.

A tradução passa por nova validação da ACSA, de forma a se garantir o atendimento do Manual na sua integralidade.

Cuidado Centrado no Paciente

A principal base da metodologia é o CUIDADO CENTRADO NO PACIENTE.

A metodologia é alinhadas às Metas Mundiais de Segurança do Paciente, da Organização Mundial de Saúde e possui foco em processos de apoio: Laboratório, Banco de sangue, Diagnóstico por Imagem, Tecnologia da Informação, etc.

 

Leia também: Saiba como acreditar uma Unidade de Gestão Clínica

 

Acreditação de Organizações de Saúde ou Serviços (Unidades de Gestão Clínica)

Uma das principais novidades é que a ACSA oferece acreditação de Unidades de Gestão Clínica, modelo inovador de Acreditação, que permite a certificação de unidades de excelência dentro de uma organização de saúde.

Será possível certificar um setor e/ou processo assistencial de uma organização, ou seja, mesmo as ilhas de uma instituição de saúde podem ter a sua excelência comprovada através deste modelo de certificação.

É o caso das unidades assistenciais dentro de hospitais como UTI, Serviço de Anestesiologia, Ambulatório de Especialidade, Serviço de Hemodinâmica, Ala de Internação e etc.

Envolvimento de toda equipe

Nos outros modelos de Acreditação, a Direção da organização é quem tenta implementar a Acreditação (up-down). No Modelo ACSA (down-up) ocorre o inverso: os colaboradores são os primeiros a serem convencidos da necessidade da melhoria contínua, levando a ideia até os níveis superiores.

Existe toda uma metodologia muito bem embasada por trás deste movimento!

Benefício exclusivo

O Modelo ACSA é pautado em um Sistema de Gestão Digital que direciona o cliente a cada passo do processo rumo à Acreditação, de forma intuitiva e com o apoio do IBES.

Se você se interessou e quer mais informações sobre a acreditação de Instituições de saúde ou Unidades de Gestão Clínica, entre em contato pelo telefone (11) 3675-5180 ou pelo e-mail [email protected]

 

Leia também: Baixe os Manuais de Padrões para acreditação da ACSA

 

 

Já estão abertas as inscrições para o 2º Fórum Práticas de Excelência do IBES e 2º Encontro da Geração de Excelência.

 

Confira o Canal de Excelência em Saúde!

Você sabe o que é ACSA International? Descubra nos comentários de Aléxia Costa como o sistema de saúde brasileiro pode ser melhorado através desta organização.

 

Participe do próximo Gerenciamento de Indicadores para a Excelência de Desempenho
Inscreva-se já!