Como é o processo de acreditação da Metodologia ACSA

O processo para acreditação do modelo ACSA é muito simples e fácil de entender. Mesmo possuindo um altíssimo nível de qualidade, a metodologia é de fácil compreensão, através de inúmeros requisitos autoexplicativos que compõem cada padrão, o que facilita a conquista da conformidade.

Cada um dos padrões e requisitos dos manuais ACSA foi estudado, avaliado e revisado para a cultura brasileira, sem perder a essência.

Um Time exclusivo de profissionais do IBES realizou a tradução garantindo informações fidedignas e alinhadas aos conceitos de gestão da qualidade já utilizados no Brasil.

A tradução passa por nova validação da ACSA, de forma a se garantir o atendimento do manual na sua integralidade.

 

QUERO ME INSCREVER NO II FÓRUM DE PRÁTICAS DE EXCELÊNCIA EM SEGURANÇA DO PACIENTE E II ENCONTRO DA GERAÇÃO DE EXCELÊNCIA

 

 

Nós dividimos o processo em 4 etapas e vamos apresenta-las para maior compreensão abaixo:

1ª Etapa: Início

Depois de fazer o pedido, uma pessoa responsável pelo projeto é nomeada na ACSA e um gerente interno é escolhido pela instituição de saúde para facilitar o desenvolvimento do processo e a comunicação entre as duas partes.

2ª Etapa: Autoavaliação

Os profissionais da organização realizam um exercício de reflexão, identificando o que está sendo bem feito (evidência positiva) e detectando áreas para melhoria. Permite à instituição realizar uma análise detalhada dos seus pontos fortes e fracos, planejando ações de melhoria para a conformidade frente aos padrões e requisitos do Manual ACSA.

Nesta fase, a instituição conta com o apoio do Gestor de Projetos dedicado para fornecer o suporte educacional exclusivo e flexibilizado às necessidades da organização.

 

Leia também: Saiba como acreditar uma Unidade de Gestão Clínica

 

3ª Etapa: Avaliação

Uma equipe de avaliadores qualificados IBES/ACSA estuda a autoavaliação e faz uma visita, observando e reconhecendo as evidências atuais (documentos, observação direta, entrevistas) associadas aos diferentes elementos de qualidade, pontos fortes e áreas de melhoria e, em função da sua conformidade, um Comitê de Certificação determina o grau de certificação obtido.

4ª Etapa: Certificação e Monitoramento

Com base no resultado da avaliação, a ACSA concede seu selo de qualidade em três níveis progressivos: Avançado, Ótimo ou Excelente. Esta fase busca assegurar o cumprimento dos padrões ao longo do tempo e com ele, um nível de qualidade. Durante a vigência da certificação, é feita uma visita de acompanhamento.

Se você se interessou e quer mais informações sobre a acreditação de Instituições de saúde ou Unidades de Gestão Clínica, entre em contato pelo telefone (11) 3675-5180 ou pelo e-mail [email protected]

 

Já estão abertas as inscrições para o 2º Fórum Práticas de Excelência do IBES e 2º Encontro da Geração de Excelência.

Confira no Canal de Excelência em Saúde!

Você sabe o que é ACSA International? Descubra nos comentários de Aléxia Costa como o sistema de saúde brasileiro pode ser melhorado através desta organização.

 

Participe do próximo V Curso de Atualização Técnico-Científica sobre o Manual ONA OPSS Versão 2018
Inscreva-se já!