COFEN normatiza a atuação da Equipe de Enfermagem no Cuidado aos pacientes com feridas

Foi publicado na terça-feira no Diário Oficial da União a RESOLUÇÃO COFEN Nº 0567/2018, do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que regula a atuação da Equipe de Enfermagem no cuidado de pacientes com ferida.
 
Leia também: Saiba qual o papel da equipe de enfermagem no cuidado das feridas, segundo o COFEN
 
A resolução aprovou o Regulamento da atuação da Equipe de Enfermagem no Cuidado aos pacientes com feridas (Clique aqui e baixo o Regulamento) que pode ser consultado no site: www.cofen.gov.br e permite ao enfermeiro a abertura de Clínica/Consultório de prevenção e cuidado de pessoas com feridas.
 
Leia também: Cofen publica nota sobre vacinação em farmácias e drogarias
 
O Enfermeiro fica responsável pela avaliação, elaboração de protocolos e indicação de novas tecnologias para prevenção e tratamento das feridas, enquanto os Conselhos regionais de enfermagem devem ficar responsáveis pela fiscalização e cumprimento do regulamento.
 
Confira a resolução na integra:

RESOLUÇÃO COFEN Nº 0567/2018

O Conselho Federal de Enfermagem-Cofen, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei nº 5.905, de 12 de julho de 1973, e pelo Regimento da Autarquia, aprovado pela Resolução Cofen nº 421, de 15 de fevereiro de 2012,
CONSIDERANDO o Artigo 11, inciso I, alíneas “j”, “l” e “m”, da Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, o Artigo 8º, inciso I, alíneas “f”, “g” e “h” e o Art. 11, inciso III, alínea “c”, do Decreto nº 94.406, de 08 de junho de 1987;
CONSIDERANDO o disposto no art. 22, X, do Regimento Interno do Cofen, aprovado pela Resolução Cofen nº 421/2012, que autoriza o Conselho Federal de Enfermagem baixar Resoluções, Decisões e demais instrumentos legais no âmbito da Autarquia;
CONSIDERANDO o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem;
CONSIDERANDO a Resolução CNE/CES nº 03 de 07 de novembro de 2001, que aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais;
CONSIDERANDO a Portaria nº 529, de 1º de abril de 2013, que institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP);
CONSIDERANDO a Resolução Cofen nº 358, de 15 de outubro de 2009, que dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências;
CONSIDERANDO tudo o mais que consta nos autos dos PADs Cofen nºs 0194/2015, 519/2016 e 689/2016 e a deliberação do Plenário em sua 495ª Reunião Ordinária.
RESOLVE:
Art. 1º Aprovar o Regulamento da atuação da Equipe de Enfermagem no Cuidado aos pacientes com feridas na conformidade do anexo a esta Resolução que pode ser consultado no site: www.cofen.gov.br.
Art. 2º O Enfermeiro tem autonomia para abertura de Clínica/Consultório de Prevenção e Cuidado de pessoas com feridas, respeitadas as competências técnicas e legais.
Art. 3º Cabe ao Enfermeiro da área a participação na avaliação, elaboração de protocolos, seleção e indicação de novas tecnologias em prevenção e tratamento de pessoas com feridas.
Art. 4º Cabe aos Conselhos Regionais de Enfermagem adotar as medidas necessárias para acompanhar/fiscalizar o cumprimento deste regulamento, visando a segurança do paciente e a dos profissionais envolvidos.
Art. 5º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário, especialmente a Resolução Cofen nº 501/2015.
Brasília, 29 de janeiro de 2018.
 
MANOEL CARLOS N. DA SILVA
COREN-RO Nº 63592
Presidente
MARIA R. F. B. SAMPAIO
COREN-PI Nº 19084
Primeira-Secretária
 
Fonte: Site do COFEN

RESOLUÇÃO COFEN Nº 0567/2018


Vamos relembrar mais um vídeo do Canal de Excelência em Saúde ?

No vídeo CEES #142 – Segurança do paciente no cuidado ambulatorial: ainda muito a melhorar!, Aléxia Costa comenta o  estudo procurou identificar os pontos de risco neste tipo de cuidado.

 
Participe do curso de Capacitação em Experiência do Paciente e Cuidado Centrado no Paciente – Fortaleza
Inscreva-se já!



Deixe uma resposta