[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) convida os profissionais das Américas com experiência em nível gerencial em saúde pública, relações internacionais ou áreas afins, a se candidatarem até 15 de fevereiro para participar do Programa de Líderes em Saúde Internacional Edmundo Granda Ugalde (PLSI) 2016.
Desde 2008, o programa já capacitou mais de 300 líderes da região. A edição de 2016 começará no final de abril e terá a duração de nove meses. Os candidatos selecionados vão participar de atividades de aprendizagem virtuais em coordenação com o escritório da Organização no seu país de origem, ao mesmo tempo em que permanecem em suas instituições. O programa culmina com a apresentação de um projeto final.
 
oms
 
O cenário atual de um mundo globalizado, somado à Agenda de Saúde das Américas 2008-2017 e a Estratégia de Saúde Universal da OPAS, a Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e outros acordos regionais e internacionais, requerem ações intersetoriais e globais, além de líderes preparados para abordar novos desafios que levam em conta os tratados e acordos bilaterais e multilaterais.
O programa lançado pela OPAS/OMS busca formar recursos humanos para que compreendam o impacto das forças internacionais em saúde, o que lhes permitirá analisar, definir, defender e projetar os interesses de saúde de seu país dentro deste complexo contexto global.
Diplomacia em saúde, cooperação internacional, saúde universal, desenvolvimento sustentável, migração, saúde nas fronteiras, tensões e conflitos, mudanças climáticas e doenças não transmissíveis, estão entre os temas a serem discutidos durante o PLSI 2016.
Ao fim do programa, os participantes terão incorporado ou fortalecido seus conhecimentos de análise de situação, formulação de políticas e tomada de decisões, negociação e defesa, gerenciamento de projetos e cooperação, comunicação, produção e intercâmbio de conhecimento.
Para saber mais sobre os requisitos e processos de aplicação, acesse www.paho.org/plsi2016 (disponível em inglês ou espanhol). Questões adicionais sobre o PLSI no Brasil podem ser enviadas para a consultora Nacional do Programa de Saúde Internacional da Representação da OPAS/OMS no país, Stella de Wit, pelo e-mail wits@paho.org.
 
FONTE: Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS)