[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Estudo em desenvolvimento no Núcleo de Pesquisa em química Biológica do Campus Centro-Oeste da Universidade Federal de São João Del Rei, conseguiu progressos importantes de novas moléculas bioativas capazes de combater uma das formas mais agressivas do câncer de mama, bem como as células-tronco responsáveis pelo agravamento dessa doença.

O trabalho aliou estudos sobre a síntese de alcaloides – de substâncias parecidas com as encontradas em esponjas marinhas, desenvolvidas pelo farmacêutico Gustavo Viana, com os trabalhos desenvolvidos pelo doutor Fernando Varotti – com foco na malária.

Gustavo Viana e Fernando Varotti, identificaram no trabalho moléculas ativas contra o câncer de mama, com atuação também em linhagens tumorais humanas, demonstrando um futuro potencial terapêutico no tratamento da doença.

O estudo foi destaque neste mês de julho na revista Chemical BiologyDrug Design. Os próximos passos da pesquisa depende do estudo do comportamento dessa substância em modelos in vivo, da compreensão de sua eficácia e segurança e de estudos sobre fórmulas farmacêuticas que possam ser administradas em pacientes.